Para esta receita você vai precisar de uma abóbora nova e firme, de preferência com a casca escura.

Ingredientes
1 abóbora de 700 a 750 g aproximadamente
Sal e pimenta preta moída na hora
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
1 colher (sopa) de casca de laranja, ralada
⅓ de xícara de suco de laranja
¼ de xícara de água
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de sementes de gergelim, torradas
1 colher (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
Com uma escovinha, esfregue a abóbora sob água corrente fria para retirar qualquer resíduo de sujeira e não descasque. Abra ao meio com faca amolada e retire as sementes com uma colher. Corte a abóbora em  fatias de aproximadamente 1 cm, fazendo semi-círculos. Coloque-as numa tigela grande e tempere a gosto com sal e pimenta preta. Acrescente a manteiga derretida e misture até as fatias ficarem bem envolvidas com a manteiga. Transfira para uma panela grande (que possa ir ao forno). Deixe de lado.
Preaqueça o forno a 400°F (200°C).
Em uma tigela pequena, junte a casca de laranja ralada, o suco de laranja, a água, o mel e o gengibre. Misture e despeje sobre as fatias de abóbora. Leve a panela ao fogo moderado, tampe e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos, até que as fatias estejam cozidas, mas ainda levemente crespas. Retire a tampe e leve a panela  ao forno. Deixe assar por 8 a 10 minutos ou até que espetando com um garfo, as fatias estejam macias. Retire do forno, salpique as sementes de gergelim e a salsinha verde picada sobre a abóbora e sirva logo.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: Acrescente uvas passas à mistura de suco de laranja e substitua as sementes de gergelim por castanha de cajú picada e levemente torrada. Sirva com uma boa salada de folhas verdes.
Dica: O tempo para cozinhar e assar a abóbora pode variar de acordo com o tipo de abóbora e espessura das fatias.