Encontrei esta receita de almôndegas com molho barbecue no manual de instruções para o uso da batedeira kitchenaid, na sessão de HORS D’OEUVRES – Petiscos/Canapés. As almôndegas são simples e podem ser feitas manualmente. O molho é rápido e fácil de ser preparado. Ambos são extremamente saborosos. A receita é perfeita, e eu altamente encorajo você a também experimentá-la! Almôndegas com molho barbecue I (12)

Ingredientes

Para as almôndegas:
500 g de carne
2 gemas
⅓ de xícara de farinha de rosca
⅓ de xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres (chá) de salsinha picada
¾ colher (chá) de alho em pó (uso 1 dente grande de alho amassado)
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes recheadas, picadas (veja a dica)
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de orégano seco
½ colher (chá) de pimenta (uso molho de pimenta)
¼ de xícara (50 ml) de azeite de oliva

 

Para o molho barbecue:
1 ¼ de xícara (200 g) de açúcar mascavo
1 xícara (250 ml) de Ketchup
1 colher (sopa) de mostarda em pó
2 colheres (sopa) de molho inglês ( uso worcestershire)
2 colheres (sopa) de vinagre
1 xícara (250 ml) de café coado forte
½ xícara (60 g) de cebola roxa picadinha
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída

 

Modo de Preparo

Almôndegas: na tigela grande da batedeira,  coloque os ingredientes das almôndegas na ordem em que estão listados, com exceção do azeite. Bata, com o batedor plano (Flat Beater) em velocidade baixa por 1 minuto. Com as mãos enfarinhadas, forme bolinhas no tamanho desejado (fiz 35 almôndegas com aproximadamente 2 cm). Em uma frigideira antiaderente, grande e funda, aqueça o azeite em fogo moderado e frite as almôndegas por 5 a 6 minutos ou até dourar por igual. Deixe-as escorrer sobre papel toalha.

Almôndegas com molho barbecue (4)

 

 

 

Almôndegas com molho barbecue (6)Rendimento: 35 unidades

Molho: em uma panela média e grossa, coloque todos os ingredientes do molho e misture bem. Leve ao fogo moderado por 10 minutos, misturando de vez em quando. Reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 35 minutos. Retire-o do fogo, deixe amornar e sirva-o sobre as almôndegas.Almôndegas com molho barbecuemolho barbecue

Rendimento: 2 xícaras

Sugestão: Para preparar com antecedência, distribua as almôndegas cruas em uma assadeira e leve-as ao congelador até ficarem firmes. Em seguida, transfira-as para um saco plástico e retorne-as ao congelador por até dois meses.Almôndegas cm molho barbecue -congeladas (3)

O molho barbecue, depois de totalmente frio, também pode ser congelado em vasilha bem fechada, por até dois meses. No dia de servir, frite as almôndegas e aqueça o molho. Podem ser servidos mornos ou frios.

Dica: Frite as almôndegas em duas ou três porções de cada vez. Usei azeitonas verdes recheadas com pimentão vermelho, mas elas podem ser substituídas por azeitonas verdes sem recheio.