Grandes e saborosas, estas almôndegas são perfeitas com qualquer tipo de massa ou pasta. Depois de moldadas e fritas, elas serão lentamente cozidas em um bom molho de tomate com dentes de alho inteiros.

Almôndegas com queijo e molho de tomate

Ingredientes
500 g de carne magra, moída
2 linguiças calabresas frescas, sem pele, esmigalhadas (ou outra linguiça preferida)
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
1 ½ colher (chá) de pimenta branca moída
1 colher (chá) de molho inglês (worcestershire)
1 colher (chá) de tomilho ou alecrim seco
1 ¼ xícara de miolho de pão esmigalhado (medir bem apertado na xícara)
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 ovos grandes inteiros
1 gema
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal ao gosto
4 colheres (sopa) de óleo (uso canola)
Molho de Tomate
3 ½ xícaras  de molho de tomate  (pronto ou preparado em casa)
2 colheres (chá) de manjericão seco
6 a 8 dentes de alho inteiros, sem a casca
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, coloque a carne, a linguiça e misture com um garfo. Acrescente todos os outros ingredientes, com excessão do óleo, na ordem em que estão descritos. Com as mãos limpas, misture tudo por 3 a 5 minutos ou até os ingredientes ficarem bem incorporados e tudo ficar macio, mas não pastoso. Cubra e leve para gelar por 1 hora no mínino.
Divida a mistura em 6 porções iguais e enrole, formando bolas grandes. Em uma panela antiaderente (com tamanho suficiente para acomodar as almôndegas em uma só camada), aqueça o óleo em fogo moderado e frite-as até dourar por igual, virando com cuidado para não quebrá-las. Retire e deixe escorrer em papel absorvente.
Molho: Escorra o óleo da panela. Coloque metade do molho de tomate, o manjericão seco e os dentes de alho. Distribua as almôndegas em uma só camada e despeje por cima o restante do molho. Deixe ferver por 3 a 5 minutos. Tampe a panela e deixe cozinhar vagarosamente, em fogo bem baixo, por 2 horas, aproximadamente. Vire as almôndegas 2 ou 3 vezes para que cozinhem por igual.
Rendimento: 6 almôndegas grandes.
Sugestão: A pimenta branca moída é o ingrediente comum usado em quase todo tipo de almôndegas, mas se desejar substitua-a por pimenta preta moída.
Dica: Quanto mais tempo a mistura gelar, melhor será para moldar as almôndegas