Combinação harmoniosa para dar as boas – vindas ao Ano Novo! Pode ser servida quente ou fria.
 
Ingredientes:
Para o arroz:
1 xícara de arroz branco lavado e bem escorrido
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena fatiada
1 dente grande de alho amassado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras de caldo quente, de galinha
Sal a gosto
Para a lentilha:
1 ½ xícara de lentilha seca, lavada e bem escorrida
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena fatiada
2 cebolinhas verdes picadas somente a parte branca
1 talo de salsão sem os fios duros, picado
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de cominho moído
½ colher (chá) de pimenta síria moída
½  colher (chá) de canela em pó
2 ½ xícaras de caldo de galinha
1 folha de louro
Sal a gosto
Para a cebola:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 a 2 cebola grande cortada em fatias bem finas
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto (uso pimenta síria)
Modo de Preparo:
 
Arroz: em uma panela média, em fogo moderado, aqueça o azeite, acrescente a cebola, o alho e refogue até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Junte o arroz e misture por 2 minutos ou até os grãos ficarem brihantes. Adicione o suco de limão, o caldo de galinha, o sal e misture.  Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, até o líquido ser absorvido e o arroz ficar macio. Remova a panela do fogo e deixe de lado.
Lentilha: em uma panela média, em fogo moderado, aqueça o azeite, acrescente as cebolas, o salsão, e refogue até a cebola murchar, mexendo sempre. Junte o alho, o cominho, a pimenta, a canela e deixe dourar ligeiramente. Adicione a lentilha e misture até que fique bem envolvida com os temperos. Acrescente o caldo de galinha, a folha de louro e o sal. Quando começar a ferver, cubra parcialmente a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até as lentilhas ficarem al dente. Remova a panela do fogo e deixe descansar por alguns minutos.
Cebola: em uma frigideira média, sobre fogo moderado, aqueça o azeite, acrescente as fatias de cebola e refogue, mexendo sempre, até atingirem um tom de dourado escuro (fique de olho, pois se as fatias escurecerem demais, ficarão amargas depois). Tempere com o sal e a pimenta. Transfira para um papel toalha, espalhando-as para que não grudem uma na outra.
Arrumação: solte o arroz com um garfo e transfira-o para uma tigela grande. Descarte a folha de louro e junte a lentilha ao arroz. Adicione metade da cebola fatiada. Misture-os delicadamente, sem amassar. Prove o tempero, se necessário, retempere com sal e pimenta. Arrume em um prato de servir. Por cima disponha o restante das fatias de cebola e decore a gosto.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Arroz basmati ou arroz comum de grãos longos, são ideias para esta receita.  O tempo de cozimento do arroz e da lentilha, pode variar de acordo com o tipo e qualidade de cada um.
Dica: A lentilha pode ser temperada com uma mistura de especiarias em pó – pimenta síria, cominho, cravo-da-índia, noz-moscada, páprica, etc. Você poderá usar aquelas que mais te agradam.