O Arroz Turco tem cara de arroz de festa. É delicioso e delicado. A harmonia entre os ingredientes é especial. Eu costumo fazer esta receita, sempre que tenho convidados. Pode ser servido com praticamente qualquer prato principal. Faça a festa!!
Ingredientes
1 xícara (200 g) de arroz basmati ou arroz comum (sem lavar)
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (60 g) de cebola picada
¼ de xícara (50 ml) de vermute seco ou vinho branco seco
1 ¼ de xícara (300 ml) de caldo de galinha ou caldo de legumes quente
⅓ de xícara de uva passa (usei uma mistura de uva passa com cranberry seco)
5 colheres (sopa) de pinoli levemente tostado
3 colheres (chá) de endro seco (dill weed) ou 2 colheres (sopa) de endro fresco (dill) picadinho (veja a dica)
Sal e pimenta branca moída a gosto
1 ramo de endro fresco para decorar
Modo de Preparo
Em uma panela média, coloque a manteiga, leve ao fogo moderado e deixe derreter. Junte a cebola e refogue até ficar macia e transparante, mexendo sempre. Acrescente o arroz e misture por 2 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes; junte o vinho e cozinhe até evaporar. Adicione o caldo quente e misture. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, até o líquido ser absorvido e o arroz ficar macio. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente a uva passa e o cranberry – caso esteja usando – o pinoli e o endro (dill) picadinho. Tempere com o sal e a pimenta. Misture delicadamente com um garfo, somente para o arroz se soltar e ficar envolvido com os outros ingredientes. Tampe a panela novamente e deixe repousar por 5 – 10 minutos ou até o momento de servir. Decore a gosto.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: O vinho pode ser substituído por suco de laranja. A uva passa e o cranberry podem ser substituídos por ameixa seca e damasco picadinhos.
Dica: O endro seco é chamado de Dill Weed. Ele é encontrado nos supermercados na sessão de temperos e condimentos. Caso deseje prepará-lo em casa, é muito fácil! Basta espalhar alguns ramos de endro fresco em uma assadeira grande e levar ao forno preaquecido a 300°F (150°C), por 4 – 5 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e quebre os ramos com as pontas dos dedos até ficar bem desmanchado. Elimine os fios grossos e transfira o Dill Weed para um vidro limpo; adicione uma pitada de sal (este ajudará na conservação do Dill). Tampe o vidro e guarde-o em lugar seco e ventilado por até seis meses. Use o Dill Weed ou Endro fresco em saladas, sopas, salmão e etc.