Estas azeitonas são marinadas com erva-doce, sementes de coentro seco, salsinha e alecrim frescos. É fácil e simplesmente delicioso, mas deixo o caminho aberto para que você use sua criatividade na escolha dos condimentos. Use suas ervas preferidas ou as que estiverem ao alcance. 

Azeitonas marinadas

 

 Ingredientes

½ colher  (chá) de sementes de coentro seco

½ colher (chá) de sementes de erva-doce

2 dentes de alho amassados

2 colheres (chá) de alecrim fresco picado

1 colher (sopa) de salsinha picada

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de vinagre aromatizado – uso vinagre com estragão – veja a dica

1 ½ xicara de azeitona pretas ou verdes escorridas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

Em machucador manual, coloque as semente de coentro e a erva-doce; machuque até as sementes se quebrarem levemente e liberarem o sabor. Transfira para uma tigela média e adicione o alho, o alecrim, a salsinha, o azeite e o limão. Misture até os ingredientes se incorporarem. Junte as azeitonas e misture-as até que fiquem bem envolvidas no marinado. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Cubra bem a tigela e leve a geladeira por no mínimo 8 horas antes de servir ou guarde-as em vidros com tampa hermética, na geladeira,  por até 1 semana.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Escolha azeitonas firmes e de boa qualidade.

Variação: Grãos de mostarda (Mustard seeds), Sementes de Funcho (Fennel), Tomilho (Thyme), Sálvia (Sage), combinam bem com esse marinado.

Dica: Existe no mercado uma  variedade de vinagres aromatizados ou temperados. Entre as ervas, o estragão é a mais usada. Você pode substituír o vinagre por suco e casca de limão ralada.