Desde que encontrei esta receita,  em um anúncio de tigelas de vidro, ela passou a ser a minha salada favorita. O sabor levemente picante da rúcula com o adocicado da vagem é realmente especial.

Ingredientes
Salada
6 dentes de alho
⅓ de xícara de azeite de oliva extra-virgem
10 a 12 batatas pequenas e longas, com cascas, limpas e cortadas ao meio no sentido do comprimento
20 a 24 tomates cereja, inteiros
4 galhos de tomilho (thyme) picado ou 1 colher (chá) de tomilho seco
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
250 g de vagem limpa
3 xícaras de rúcula, lavadas e escorridas
Molho
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de mostarda tipo Dijon
½ colher (chá) de tomilho fresco picado ou ¼ colher (chá) de tomilho seco
1 colher (chá) de cebola bem picada
⅓ de xícara de azeite de oliva extra virgem
Modo de Preparo
Salada
Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Amasse o alho e misture bem com o azeite (pode ser preparado no liquidificador). Reserve. Em uma tigela grande, junte as batatas com os tomates. Coloque por cima a mistura de alho reservada, o tomilho, a pimenta e o sal; misture bem. Transfira para uma assadeira grande, formando uma única camada.

 

Leve ao forno e deixe assar por 35 minutos ou até que espetando um garfo, as batatas estejam macias. Mexa a assadeira de vez em quando. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, afervente as vagens por 4 minutos, até ficarem al dente. Escorra e coloque-as em uma tigela com água e gelo ou passe-as pela água fria. Escorra novamente e deixe de lado.
Faça o molho: Em uma tigela pequena, junte o vinagre, a mostarda e a cebola. Misture bem. Aos poucos, adicione o azeite e bata vigorosamente até ficar levemente grosso.
Monte a salada: Em uma saladeira, coloque as batatas com os tomates assados, as vagens, a rúcula e o molho. Misture levemente. Se necessário, acrescente mais sal e pimenta-do-reino moída na hora. Arrume em pratos individuais e sirva ainda morna ou em temperatura ambiente.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Nesta salada, a combinação da rúcula com os outros ingredientes é perfeita mas, se desejar, substitua-a pela sua folha verde preferida.Os tomates cereja podem ser substituídos por tomates grandes cortados em pedaços não muito pequenos.
Dica: A recomendação é que as batatas e tomates sejam assados em assadeira com grade. Caso não tenha, asse em assadeira comum.