Para essa receita usei batatas coloridas, mas você poderá utilizar qualquer tipo de batata. O importante é que elas sejam pequenas e novas.

batatinha assada com açúcar mascavo e pimenta

Ingredientes
700 a 750 g de batatas pequenas, com cascas
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cebola e alho em pó (veja a dica)
½ colher (chá) de páprica
¼ colher (chá) de pimenta vermelha em flocos ou em pó (chilli ou caiena)
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de ervas secas (usei manjericão e orégano)
4 colhers (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola
1 colher (sopa) de erva fresca picada (usei manjericão)
Modo de Preparo
 Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte uma assadeira grande com óleo ou azeite (se usar assadeira fina, forre-a com papel alumínio e depois unte o papel).
Lave as batatas sob água corrente com uma escovinha própria para legumes. Corte cada batata ao meio, no sentido do comprimento e deixa-as de lado.
Em uma tigela grande, misture bem o açúcar, o sal, a cebola, a páprica e as pimentas. Adicione as batatas e o azeite. Misture até que as batatas fiquem temperadas por igual; espalhe as batatas na assadeira preparada, deixando-as em uma só camada.

batatinha assada com açúcar mascavo e pimenta batatinha assada com açúcar mascavo e pimenta

Leve para assar, sem mexer, por 40 – 45 minutos ou até as batatas ficarem macias, mas ainda firmes. Retire do forno e deixa-as na assadeira por 5 a 7 minutos.
Adicione a erva fresca picada, misture delicadamente e sirva ainda quente, mornas ou frias.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Escolha batatas com tamanhos iguais ou aproximados, assim elas assarão por igual. Depois de assadas, as batatas deverão estar al dente – macias por fora e levemente crocantes por dentro. Portanto, lembre-se, ao saírem do forno, as batatas irão continuar assando enquanto ainda estiverem quentes.
Dica: A mistura de cebola e alho em pó é essencial para essa receita, pois oferece sabor especial às batatas, e não deve ser substituída. Ela é facilmente encontrada nos supermercados populares na seção de condimentos.

cebola e alho em pó pimenta chilli seca