A berinjela tem textura leve e gosto neutro, portanto, adapta-se muito bem com outros temperos. Prepare-a com molho de tomate, e no final, você verá que o esforço valeu a pena.

 
Ingredientes
2 berinjelas médias, cortadas no sentido do comprimento, em fatias de ½ cm
Sal grosso para polvilhar
Para o molho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1,5 kg de tomates grandes maduros, descascados e picados
2 colheres (sopa) de manjericão fresco, picado
½ colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta ao gosto
Para a berinjela
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal
½ colher (chá) de manjericão seco
½ xícara de queijo parmesão ralado fino
¼ xícara de queijo mussarela ralado grosso
 
Modo de Preparo
 
Polvilhe com o sal grosso sobre as fatias de berinjela, coloque em um escorredor e deixe drenar por 30 minutos.
Molho: em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo moderado, coloque o alho e frite rapidamente. Acrescente os tomates com os demais dos ingredientes e cozinhe destampado, em fogo baixo por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até os tomates desmancharem. Prove o tempero. Retire do fogo, tampe a panela e reserve.
 
Berinjela: lave as fatias de berinjela em água corrente para retirar o sal; seque-as com um pano limpo ( aperte-as entre as  mãos para que fiquem murchas).  Preaqueça o forno a 200°C (400°F). Em 2 assadeiras grandes, arrume as fatias em uma só camada. Pincele-as com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal a gosto. Vire as fatias, e pincele o outro lado com as 2 colheres (sopa) restante do azeite de  oliva; tempere com sal e o manjericão seco. Leve ao forno, e deixe assar por 10 minutos ou até ficarem levemente coradas. Retire do forno, vire as fatias e retorne ao forno para assar por 10 minutos ou mais. Reduza a temperatura do forno a 350°F (180°C).
Arrumação: com um pegador, cuidadosamente, retire as fatias das assadeiras e transfira para um refratário, intercalando cada fatia com uma porção de molho de tomate e queijo parmesão ralado. Cubra com molho e polvilhe com o queijo mussarela. Leve ao forno por 15 a 20 minutos, até que o queijo derreta e o molho esteja bem aquecido. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Decore com folhas de manjericão e sirva.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: Os tomates maduros podem ser substituídos por tomates em lata.
Dica: A berinjela é muito usada nas dietas alimentares por ser diurética, baixa em calorías e uma importante fonte de proteínas.