Deliciosa como antipasto!
berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                      foto:Bia Flores

Ingredientes
Berinjela
500 a 550 g de berinjela com casca (usei uma berinjela grande)
2 colheres (sopa) de sal grosso
Marinado
1 ½ xícara (375 ml) de azeite de oliva
⅓ de xícara (75 ml) de vinagre de vinho tinto
3 dentes de alho levemente quebrados
2 colheres (sopa) de orégano seco
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher (sopa) de grãos de pimenta-do-reino levemente quebrados
1 colher (chá) de grãos pimenta-do-reino inteiros
2 pimentas chilies secas inteiras
Sal a gosto

 

Modo de Preparo
Lave bem a berinjela, apare a ponta e corte-a em fatias grossas (não menos que ½ cm);   Arrume-as em camadas, em um escorredor, intercalando-as com o sal grosso. Coloque um peso sobre elas e deixe descansar por 1 hora a 1:30 minutos.
berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                     foto:Bia Flores

berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                 foto:Bia Flores

Enquanto isso, prepare o marinado: em um copo grande ou tijela, coloque o azeite, o vinagre, o alho, o orégano, o manjericão, os grãos da pimenta-do-reino e o sal. Misture bem; adicione a pimenta chilie e deixe de lado.
berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                 foto:Bia Flores

berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                         foto:Bia Flores

Lave as fatias de berinjela em água corrente e as escorra bem. Seque-as com toalhas de papel, apertando-as bem entre as mãos.

Em uma vasilha de cerâmica ou vidro, arrume as fatias de berinjela intercalando-os com o marinado. Cubra a vasilha e leve à geladeira por 3 dias, virando as fatias no marinado de vez em quando. No segundo dia, prove o marinado e, se necessário, acrescente mais vinagre ou sal, e retire a pimenta seca.

 berinjela crua marinada

berinjela crua marinada                                                                                  foto:Bia Flores

Momentos antes de usar, retire a berinjela da geladeira e deixe-a em temperatura ambiente. Escorra as fatias e sirva como antipasto, em saladas ou sanduíches. Guarde o marinado para outro uso.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Use o marinado em sopas, saladas, arroz, pasta (massas) pães e etc.

Dica: A berinjela marinada pode ser conservada, bem tampada, na geladeira, por até 10 dias. Quanto mais tempo no marinado, mais saborosas as fatias de berinjela ficarão.