O Rugelach ou Rugalach é o nome dado a esse tipo de biscoito, muito popular nos USA. Ele é feito com uma massa de cream cheese recheada com geleia, fruta seca e nozes, e o formato é similar ao do croissant.
Biscoito de cream cheese (8) Ingredientes:
Para a massa
1 pacote (227 g) de creme cheese (uso neufchâtel) em temperatura ambiente (veja a dica)
1 xícara de manteiga (225 g) sem sal, em temperatura ambiente
¼ de xícara (50 g) de açúcar
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras (280 g) de farinha de trigo
Para o recheio
½ xícara de geleia de damasco
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
2 colheres (chá) de canela em pó
⅓ de xícara de uva passa picada
4 a 5 colheres (sopa) de nozes bem picadinha
Cobertura
1 gema misturada com 1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar misturado com 1 colher (chá) de canela em pó

 

Modo de Preparo

Na tigela grande da batedeira, bata em velocidade média o cream cheese e a manteiga até se formar um creme leve e fofo. Este processo é de aproximadamente 3 minutos – quanto mais batido, mais macia e quebradiça a massa ficará. Acrescente o açúcar, o sal e a baunilha e bata por mais 1 a 2 minutos. Reduza a velocidade, adicione a farinha e bata somente até os ingredientes se juntarem e formar uma massa uniforme.cream cheese, nozes, geleia, rugulach

Biscoito de cream cheese  (11)Reduza a velocidade, adicione a farinha e bata somente até os ingredientes se juntarem e formar uma massa uniforme.Biscoito de cream cheese  (9)

Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha de trigo e, com as maõs enfarinhadas, forme uma bola. Corte-a em 4 partes. Embrulhe cada uma em filme plástico. Leve- as para gelar por 2 a 6 horas.Biscoito de cream cheese  (6)

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigelinha, coloque a geleia e leve-a ao microondas por poucos segundos, até a geleia amolecer e ficar em ponto de espalhar. Deixe-a de lado. Em uma outra tigelinha, misture os açúcares com a canela, a uva passa e as nozes. Também deixe de lado.Biscoito cream cheese

 

Forre 2 assadeiras grandes com papel impermeável e reserve.

Retire a massa da geladeira, uma de cada vez, e abra-a com um rolo em uma superfície enfarinhada, até atingir um círculo de 25 cm de diâmetro (uso um prato como medida). Biscoito de cream cheeseEspalhe 2 colheres (sopa) da geleia sobre o círculo e em seguida, ½ xícara da mistura de açúcar, nozes e  passas. Pressione levemente o recheio sobre a massa e corte-a em 8 ou 12 partes iguais.Biscoito de cream cheese

Biscoito de cream cheese   (22) Com cada uma delas, faça um rolinho, começando pela parte mais larga; dobre-o levemente ao meio para ficar com um formato de lua crescente. Distribua-os na assadeira com a ponta voltada para baixo. Leve à geladeira por 30 minutos. Repita o processo com o restante da massa.Biscoito de cream cheese   (21)

 

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Pincele a superficíe de cada biscoito com a mistura de gema e leite. Polvilhe-os com a mistura de açúcar e canela. Leve para assar por 20 minutos, ou até que as bordas fiquem levemente douradas. Retire do forno e deixe na assadeira por 10 minutos. Transfira-os para uma grade e deixe-os esfriar completamente.

Rendimento: 32 biscoitos

Sugestão: A geleia de damasco (apricot) pode ser substituída por outra geleia de sua preferência. Frutas secas picadas substituem a uva passa.

Dica: O neufchâtel tem baixo teor de gordura e é mais cremoso que o cream cheese regular. Ambos podem ser usados no biscoito, e a escolha é preferencial.