Shortbread é um tipo de biscoito à base de três ingredientes básicos: manteiga, açúcar e farinha. Tem uma massa compacta e o formato dos biscoitos pode ser dado antes e  depois de assados e, se você está pensando em agradar a família ou amigos com guloseimas que sejam fáceis de preparar aqui está a receita ideal.
Biscoitos Shortbread
Ingredientes
1 xícara (250 g) de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara (65 g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 ½ xícaras (360 g) de farinha de trigo
⅓ de xícara de uvas passa picadas
1 colher (sopa) de açúcar granulado para polvilhar
½ xícara (125 g) de açúcar granulado para cobrir
Modo de preparo
 Preaqueça o forno a 325°F (160°C).  Forre com papel impermeável uma assadeira média de 22 x 25 cm. Unte levemente e polvilhe com 1 colher (sopa) de açúcar granulado. Reserve.
Em uma tigela, peneire a farinha e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata bem. Junte a baunilha e bata por  mais 1 minuto. Aos poucos, acrescente a farinha peneirada, batendo no início com a batedeira em velocidade baixa e depois misturando com uma espátula ou colher de pau. Junte as passas e misture. Transfira  para a assadeira preparada.
Usando a ponta dos dedos, abra a massa pressionando levemente até formar uma camada compacta e uniforme.
Leve para assar por 35 minutos ou até  dourar levemente.  Retire do forno e deixe amornar  um  pouco.  Desenforme puxando as pontas do papel. Com uma faca amolada, corte o shortbread em pedaços pequenos (cortei em quadrados de 2 cm). Depois, role-os no açúcar granulado. Deixe esfriar completamente antes de guardar.
Rendimento: 4 a 5 dúzias
Sugestão: A uva passa pode ser substituída por chocolate em barra picado ou gotas de chocolate.
Dica: A massa do shortbread também pode ser aberta em forma de 25 cm de diâmetro. Depois de completamente frio, sirva inteiro ou quebrados em pedaços. Guardados em vidros bem fechados, eles duram uma semana.

Biscoitos Shortbread