Biscotti é o plural de biscotto em italiano, palavra que significa assar duas vezes. Os Biscotti geralmente são servidos com café, chá ou vinho doce de sobremesa (vino santo).
Ingredientes
1 ¼ de xícara (175 g) de farinha de trigo integral
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada
⅓ de xícara (65 g) de açúcar mascavo
⅓ de xícara (65 g) de açúcar granulado
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1 gema (reserva a clara para usar depois)
¼ de xícara (60 ml) de azeite de oliva
1 colher (chá) de licor de laranja ou casca de laranja ralada fina (opcional)
½ xícara de uva passa branca ou preta picada
½ xícara de amêndoas com ou sem cascas, picadas grosseiramente ou em fatias
Modo de Preparo
 Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente e polvilhe uma assadeira grande ou forre-a com papel impermeável. Em uma tigela média, coloque as farinhas, o sal, o fermento e a noz-moscada.  Misture bem e reserve.
Em uma tigela grande, coloque o açúcar mascavo, o açúcar granulado, os ovos, a gema, o azeite e o licor ou casca de laranja (caso esteja usando). Bata com a batedeira em velocidade média, até obter uma mistura lisa e fofa. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos reservados, batendo no início com a em velocidade baixa e, depois, com as mãos até formar uma massa homogênea. Junte as passas e as amêndoas. Misture até que fiquem igualmente distribuidas.
Coloque a massa  em uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo e divida-a em duas partes. Modele cada parte numa tira longa de 27 X 6,5 cm. Transfira cuidadosamente para a assadeira preparada. Deixe 10 cm de distância entre as tiras (elas vão espalhar, quando estiverem assando). Alise a superfície e pincele com a clara reservada. Leve ao forno e deixe assar por 25 minutos ou até que as beiradas estejam ligeiramente coradas. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 10 a 12 minutos.
Com uma faca de serra, corte cada tira, no sentido diagonal, em 10 a 12 pedaços. Distribua os biscotti na assadeira, com a parte do corte virada para baixo. Leve ao forno e asse por 5 minutos. Retire, vire os biscotti e retorne ao forno por mais 3 a 5 minutos. Depois de assados, deixe esfriar completamente antes de servir para acentuar o sabor.
Rendimento: 2 dúzias
Sugestão: Substitua a noz-moscada por cravo em pó ou uma outra especiaria de sua preferência. Gotas de chocolate ou chocolate amargo ou meio amargo em tablete, picado, pode ser acrescentado à massa.
Dicas: Guardados em vasilhas bem fechadas os biscottis duram até 4 semanas em temperatura ambiente. Podem ser congelados por até 6 meses.