Biscotto plural biscotti, é um termo usado pelos italianos para se referir a qualquer tipo de biscoito. Na Itália se come um biscotto e dois biscotti. Biscotto vem do latim bis (duas vezes) e cotto (assado) que significa duas vezes assado. Portanto, assar duas vezes é o segredo deste biscoito tão popular na Itália desde os tempos romanos. Por ser de longa durabilidade, os biscotti era o alimento ideal para os soldados, marinheiros e pescadores que passavam longos meses no mar. Dizem, inclusive, que biscotti era os preferidos de Cristóvão Colombo. É o meu preferido também. Dar o formato oval à massa, é uma verdadeira diversão; comer, melhor ainda. As receitas variam: especiarias, nozes diversas, e essências são acrescentados aos ingredientes. As amêndoas e o anis são os tradicionalmente usados. Importante mesmo é sentir-se livre para usar as nozes e essências preferidas. Para o desbravador Colombo, biscotto, para nós, simplesmente, biscoito. Mas quem não refaria o caminho para as Índias em busca dessa maravilha gustativa?!

Ingredientes:
2 xícaras (280 g) de farinha de trigo
1 xícara (140 g) de fubá de milho
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de coentro seco moído
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara (100 g) de açúcar
1 ovo grande
2 colheres (chá) de brandy ou licor com sabor de laranja
1 colher (chá) de casca ralada de limão
½ xícara amêndoas cortadas em lâminas ou grosseiramente picadas
Modo de Preparo
Preaqueça o forno em 325°F (160°C). Unte e polvilhe uma assadeira grande ou forre com papel impermeável e deixe de lado. Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fubá, o fermento, o coentro e o sal; misture bem. Também deixe de lado.
Em uma tigela grande, bata em velocidade moderada a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura fofa. Adicione o ovo e bata até a mistura ficar esbranquiçada. Acrescente o brandy e bata por mais 1 minuto, limpando os lados da tigela com uma espátula. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos e peneirados, misturando no início com uma colher de pau e depois com as mãos. Adicione a casca de limão ralada e as nozes. Amasse e forme uma bola.
Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e divida-a em duas partes. Modele cada parte em uma tira longa e oval com aproximadamente 27 x 6.5 cm. Transfira cuidadosamente para a assadeira polvilhada. Deixe 10 cm de distância entre as tiras. Elas vão espalhar, quando estiverem assando. Molhe as mãos levemente e alise a superfície da massa.  Leve para assar por 25 minutos ou até que as beiradas estejam ligeiramente douradas. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 12 a 15 minutos.

Com uma faca de serra, corte cada tira, no sentido diagonal, em 12 pedaços. Distribua os biscotti, (no sentido contrário ao que foi assado) na assadeira. Retorne ao forno e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Guarde em vasilhas bem fechadas.

Rendimento: 2 dúzias
Sugestão: Se necessário use uma segunda assadeira (sem untar) para retornar com os biscotti ao forno.
Dica: Biscotti são perfeitos com café, chá ou um vinho doce de sobremesa.