Bolachinhas delicadas que podem ser feitas em qualquer ocasião; no café da manhã, no lanche, nas comemorações…São sempre bem-vindas!

bolachinha-com-erva-doce-e-licor-de-anis-1

Ingredientes
1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo
½ xícara (90 g) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sementes de erva-doce  levemente quebradas
½ colher (chá) de sal
½ xícara ( 90 g) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de licor de anis (Sambuca ou Anisette)
1 ovo  grande (clara e gema) separadas
4 colheres (sopa) de açúcar cristal misturado com ½ colher (chá) de sementes de erva-doce bem quebradinhas ou canela em pó,  para polvilhar
Modo de  preparo
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a erva-doce  e o sal. Faça uma depressão no centro e acrescente a manteiga e licor. Deixe de lado.
bolachinha-com-erva-doce-e-licor-6bolachinha-com-erva-doce-e-licor-5

Em um prato fundo, bata com um garfo a clara com um pouco de água – 1 colher (chá) – até espumar e aumentar  um pouco de volume;  junte a gema e continue batendo até ficar bem desmanchada; adicione, aos poucos sobre  manteiga e o licor na tigela, e, vá misturando e amassando até se formar uma massa macia e maleável (a textura irá depender do tamanho do ovo – se a massa ficar dura, amoleça-a com um pouco de manteiga ou licor). Deixa a massa descansar por 15 a 20 minutos. bolachinha-com-erva-doce-e-licor-4bolachinha-com-erva-doce-e-licor-3

bolachinha-com-erva-doce-e-licor-2Enquanto isso,  preaqueça o forno a 350°F ( 180°C).  Forre com papel impermeável 2 a 3 assadeiras grandes.
Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra com um rolo metade da massa até atingir 0,5 cm de espessura. Com uma carretilha ou um cortador apropriados para biscoitos, corte-a  em quadrados ou círculos. Polvilhe-os com a mistura de açúcar e erva-doce; distribua-os nas assadeiras preparadas (deixe um espaço de 1 cm entre eles). Asse por 13 – 15 minutos, ou até que as bordas das bolachinhas comecem a dourar. Retire do forno e deixe-as nas assadeiras por 5 minutos. Elas saem do forno ainda moles; ao esfriarem, ficam crocantes. Repita o processo com o restante da massa.bolachinha-com-erva-doce-e-licor-de-anis-20bolachinha-com-erva-doce-e-licor-de-anis-24bolachinha-com-erva-doce-e-licor-de-anis-26
Transfira as bolachinhas para uma vasilha aberta e deixe-as esfriar completamente. Guarde-as em vasilhas hermeticamente fechadas por até 3 semanas.
Rendimento: 2 ½ dúzias de biscoitos grandes
Dica: Para substituir o licor de anis; em um vidro médio, coloque 1 xícara de vinho-doce junto com 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce, ou sementes de anis, levemente quebradas.