O bolo perfeito para a festa junina!
 Quando enviei alguns pedaços desse bolo para minha vizinha americana Audrey Viola, recebi o seguinte e-mail – Bia, what did you call those incredibly coconut squares. I was in heaven…they are a cross between a macaroon and a cake, but not sweet and better than either one. I’ve never had anything so good !!!!!!!
Bolo de mandioca com  coco

Bolo de mandioca com coco                                                                                               foto:Bia Flores

Ingredientes
1 kg de mandioca crua, sem casa
100 g de manteiga
4 ovos em temperatura ambiente, separados
1 ¼ de xícara (225 g) de açúcar
100 g de coco fresco ralado
¾ de xícara (200 ml) de leite de coco
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)

 

Modo de Preparo

Elimine os fios grossos e rale ou corte a mandioca em pedaços pequenos e triture aos poucos no liquidificador. Coloque em um pano limpo e torça bem. Descarte o líquido extraído e transfira a massa para uma tigela; deixe de lado.

mandioca triturada

mandioca triturada                                                                                          foto:Bia Flores

Derreta a manteiga no fogo ou micro-ondas e deixe de lado para esfriar.

Preaqueça o forno a 350° F (180° C). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira alta de 21 x 28,5 cm. Reserve.

Em uma tigela grande, bata as claras em neve e, aos poucos, sem parar de bater, acrescente o açúcar. Junte as gemas uma a uma e bata bem. Adicione a mandioca ralada, o coco ralado, o leite de coco (reserve 4 colheres (sopa) do leite para usar depois) e bata rapidamente em velocidade baixa. Junte a manteiga derretida, o sal, o fermento, e a canela em pó, caso esteja usando. Misture delicadamente com uma espátula.

Coloque a massa na assadeira preparada e leve ao forno por 30 minutos. Retire do forno e regue a superfície do bolo com 4 colheres (sopa) de leite de coco reservada. Leve de volta ao forno e deixe assar por mais 10 a 12 minutos até as beiradas ficarem levemente coradas. Não deixe o bolo assar demais para não ressecar depois de frio.

Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 20 a 30 minutos. Desenforme e se desejar, decore com coco ralado, corte em quadrados e sirva.

Rendimento: 15 a 20 porções

Sugestão: Se usar mandioca (yucca) congelada, espere descongelar antes de triturar. Substitua a canela por 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado.

Dica: Forre a assadeira com papel impermeável untado, assim o bolo desenforma com mais facilidade.