Úmido e delicioso. Tenho certeza de que, depois que experimentar esse bolo, você colocará essa receita como parte permanente de sua coleção de receitas favoritas. 
Ingredientes
Streusel – Cobertura
½ xícara (70 g) de farinha de trigo
⅓ de xícara (60 g) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 pitada de sal
Bolo:
1 ¼ de xícara (175 g) de farinha de trigo branca
¾ de xícara (105 g) de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal marinho
1 xícara (180 g) de açúcar mascavo
2 bananas maduras, descascadas e amassadas (250-270 g)
2 ovos grandes em temperatura ambiente
½ xícara (125 ml) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de casca de laranja cristalizada, picadinha (veja a dica)
¾ de xícara de tâmaras secas picadas grosseiramente
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma de bolo inglês de 23 x 13 cm. Em uma tigelinha, coloque os ingredientes do streusel e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa granulosa. Reserve na geladeira, enquanto você prepara a massa do bolo.
Bolo: em uma tigela grande, misture bem as farinhas, o bicarbonato, o fermento e o sal, e reserve. Em outra  tigela, coloque o açúcar, a banana amassada, os ovos e o óleo, e bata com um batedor manual ou com a batedeira em velocidade baixa, até a mistura ficar macia. Despeje-a sobre os ingredientes secos reservados e misture, sem bater, somente até os ingredientes se juntarem. Acrescente a casca de laranja e as tâmaras picadas e misture delicadamente até ficarem bem distribuídas na massa. Transfira para a forma preparada e espalhe o streusel por toda a  superfície. Asse por 40 – 45 minutos, teste com um palito, este deverá sair levemente úmido. Retire do forno e deixe-o na forma por 10 – 15 minutos. Desenforme o bolo e sirva-o morno ou em temperatura ambiente.
Rendimento: 8 a 10 porções
Sugestão: nozes picadas podem ser adicionadas na massa e na cobertura do bolo.
Dica: para um extra sabor, costumo preparar essa receita com casca de laranja ou pedacinhos de gengibre, cristalizados. Você poderá omití-los ou substituí-los por casca de laranja ou gengibre, frescos ralados.