Esse bolo de carne (meatloaf) é coberto com fatias de bacon, o que lhe dá uma textura húmida e saborosa. Caso queira prepará-lo sem a cobertura, escolha uma carne com gordura ou adicione mais ovos, ou uma porção de creme de leite no preparo da mistura. A exata quantidade destes ingredientes será julgada por você, lembrando que o meatloaf não deverá ficar ressecado depois de assado. Ele pode ser servido com purês ou batatas gratinadas, e também é um excelente recheio  para sanduíches.
Bolo de carne com ovo e bacon

bolo de carne com ovo e bacon                                                                        foto:Bia Flores

Ingredientes
800 g de carne magra moída
100 g de farinha de pão fresco (veja dica)
100 g de queijo parmesão ralado
1 ovo grande
½ xícara (125 ml) de molho de tomate ou ketchup
1 colher (sopa) de molho inglês (uso worcestershire)
2 dentes grandes de alho amassados
½ colher (chá) de molho de pimenta (opcional)
1 ½ colher (chá) de óregano ou tomilho seco, ou uma combinação dos dois
Sal e pimenta do reino moída
4 a 5 colheres (sopa) de salsinha fresca, picada
100 g de queijo cheddar ralado grosso
3 a 4 ovos cozidos e descascados
15 a 18 fatias de bacon

 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Forre uma assadeira média com papel impermeável ou com papel alumínio untado; deixe de lado.

Em uma tigela grande, coloque a carne, a farinha de pão e o queijo parmesão; deixe de lado.  Em uma tigela média ou copo grande, coloque o ovo e bata com um grafo até a gema ficar desmanchada; junte o molho de tomate,  o molho inglês e o alho amassado; misture bem; despeje sobre a carne na tigela. Misture com uma colher grande ou espátula sem amassar os ingredientes. Adicione o molho de pimenta, caso esteja usando, o orégano e tempere a gosto com o sal e a pimenta moída. Junte metade da salsinha picada (reserve o restante para usar no recheio); com as mãos limpas, misture bem e divida a mistura em duas partes iguais.

Coloque metade da mistura no centro da assadeira preparada e modele-a em uma tira oval com aproximadamente 15 x 30 cm; disponha os ovos em uma linha reta no meio da tira, no sentido do comprimento.

bolo de carne com ovo e bacon

bolo de carne com ovo e bacon                                                                  foto:Bia Flores

Espalhe o queijo uniformemente sobre os ovos; em seguida, o restante da salsinha picada.  Cuidadosamente, vá colocando porções do restante da mistura da carne, primeiro em torno dos ovos e, depois, sobre todo o recheio, seguindo o mesmo formato oval; feche bem as extremidades e, com as mãos umedecidas, alise a superfície. Você deverá obter um bolo de carne alto e ovalado.Cubra-o completamente com as tiras de bacon, deixando-as bem próximas uma da outra. Com a ponta dos dedos, prenda-as bem embaixo da carne, para que elas não se soltem quando o bolo estiver assando.

bolo de carne com ovo e bacon

bolo de carne com ovo e bacon                                                                   foto:Bia Flores

Leve para assar por 1 hora. Em seguida, retire a carne do forno e deixe descansar por 30 a 60 minutos antes de servir inteira ou em fatias.

Rendimento: 10 a 12 porções

Sugestão: Ao cozinhar os ovos, deixe-os com um ponto mais mole e descasque-os cuidadosamente sob água corrente para não quebrá-los. Eles irão continuar o cozimento enquanto estiverem no forno.

Dica: Para preparar a farinha de pão; corte pedaços de pão branco ou integral, sem a casca ou rasgue-os em pedaços pequenos, e transfira para o processador ou liquidificador. Processe ou bata, ligando e desligando o aperelho, até ficar finamente moído. Use-os logo ou coloque em saco plástico e guarde na geladeira por uma semana, ou congele por até 3 meses.

farinha de pao  integral

farinha de pão integral                                                                               foto:Bia Flores