Este bolo é ideal para você que gosta do panetone, mas não quer sair da dieta. As claras e o iogurte light são naturalmente livres de gordura.
Bolo de claras e iogurte

Bolo de claras e iogurte                                                                                     foto:Bia Flores

Ingredientes
Para a massa
½ xícara de fruta seca (cranberries ou uva passa)
2 colheres (sopa) de água
1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo
⅓ de xícara de farinha de milho fina
¾ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
3 claras grandes em temperatura ambiente
¾ de xícara (180 g) de açúcar granulado
⅔ de xícara de iogurte natural light
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo
1 colher (chá) de casca de laranja ou limão ralada
Folhas de hortelã para decorar (opcional)
Para a glace
½ xícara (65 g ) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja ou limão

 

Modo de preparo

Unte com óleo e polvilhe levemente com farinha de trigo uma forma de bolo inglês de 21.5 x 11.5 cm, de vidro ou alumínio (se desejar, forre o fundo da forma com uma tira de papel impermeável e unte também o papel).  Preaqueça o forno a 350°F (180°F).

Prepare a massa: em uma tigela pequena, misture a fruta seca com a água; leve ao micro-ondas em potência alta, fazendo intervalos, por 15 segundos ou até a fruta ficar macia. Deixe de lado.

Em uma tigela média, coloque juntos, as farinhas de trigo e de milho, o fermento, o bicarbonato e o sal; misture e reserve.

Em uma tigela grande, coloque as claras e o açúcar granulado. Bata até ficar uma mistura leve e fofa. Acrescente o iogurte, o azeite e a casca ralada de laranja ou limão. Bata ligeiramente; dicione a mistura de farinha reservada. Bata em velocidade baixa somente até os ingredientes se juntarem. Acrescente a fruta seca e misture delicadamente com uma espátula.bolo de claras e iogurte

Bolo de claras e iogurte

Bolo de claras e iogurte                                                                                           foto:Bia Flores

Coloque a massa na forma preparada. Asse por 25 a 30 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar por 10 minutos na forma. Desenforme e espere esfriar completamente.

bolo de claras e iogurte

Bolo de claras e iogurte                                                                                       foto:Bia Flores

 

bolo de claras e iogurte

Bolo de claras e iogurte                                                                                        foto:Bia Flores

Faça a glace: em uma tigela pequena, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja ou limão até formar uma pasta; despeje sobre a superfície do bolo e decore a gosto. Deixe secar e sirva o bolo inteiro ou em fatias.

Rendimento: 10 a 12 porções

Sugestão: Use a fruta seca de sua preferência. Se escolher frutas grandes como figo ou ameixa, estes deverão ser cortados em pequenos pedaços. Licor ou essência pode ser adicionado a massa.

Dica: Este bolo pode ser preparado com até três dias de antecedência, sem a cobertura. Guarde embrulhado em filme plástico, em local seco e arejado. No dia de servir, faça a cobertura e decore.