Esse bolo de couve flor é prático e completo. Originalmente, ele é feito com cream cheese, mas, por uma questão de preferência, costumo prepará-lo com ricota pastosa. Veja a dica e confira.    
Ingredientes
650 a 700 g de buquês de couve flor limpos e secos
1 ⅔ de xícara (300 g) de queijo ricota pastosa ou cream cheese light (veja a dica)
3 ovos grandes
¼ de xícara (50 ml) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de cúrcuma ou páprica
½ colher (chá) de orégano seco
1 pitada de noz-moscada ralada
½ xícara (50 g) de queijo parmesão ralado
½ xícara (50 g) de maisena misturada com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Pimenta caiena ou pimenta em flocos (opcional)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 colheres (sopa) de salsinha ou cebolinha verde picada, ou ainda uma mistura das duas
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma de 22 cm de diâmetro. Reserve.
No processador ou liquidificador, aos poucos, triture os buquês de couve flor até transformar em uma mistura similar a grãos de arroz – prepare essa parte com cuidado, se triturar demais, a couve flor ficará pastosa. Transfira para uma  tigela grande e deixe de lado.
No processador ou liquidificador, coloque o queijo ricota, os ovos, o alho amassado, o azeite, o suco de limão, a cúrcuma, o orégano e a noz-moscada. Processe ou bata até os ingredientes se juntarem bem. Adicione o queijo parmesão e a mistura de maisena com bicarbonato e bata ligeiramente. Despeje sobre a couve flor na tigela e misture com uma espátula ou colher grande. Tempere a gosto com a pimenta caiena, caso esteja usando, o sal e a pimenta-do-reino. Junte a salsinha e misture até que fique bem distribuída na massa.
Coloque a massa na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve para assar por 40 minutos ou até o bolo dourar, ficar firme e se desprender das beiradas da forma.
Retire do forno e deixe esfriar por 15-20 minutos (é normal que, ao sair do forno, o bolo abaixe um pouco no centro). Cuidadosamente, desenforme e sirva inteiro ou em fatias.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Você pode servir esse bolo acompanhado de queijo parmesão ralado e também com molho de tomates.
Dica: Para substituir a ricota por cream cheese, meu conselho é que você use neufchâtel, ele tem baixo teor de gordura e é mais cremoso que o cream cheese regular. Ambos podem ser usados no bolo, e a escolha entre um e outro é preferencial. Qualquer queijo de sabor forte pode ser juntado à ricota.