Para deixar esse bolo com cara de festa junina, usei a tradicional receita de bolo de fubá com leite condensado, e decidi recheá-lo com uma mistura de goiabada, ameixas secas, suco de laranja e também leite condensado. Para um gostinho adulto, acrescentei gengibre fresco ralado.

Ingredientes
Bolo: 
1 ½  xícara (210 g) de fubá de milho
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de casca de laranja ralada
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xícara (250 ml) de leite de coco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Recheio
½ xícara (125 ml) de suco de laranja
100 g de goiabada cortada em cubinhos
8 a 10 ameixas secas, sem caroços, picadas
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
½ colher (chá) de gengibre fresco ralado
4 colheres (sopa) de leite condensado (opcional) (veja dica)
Modo de preparo
BoloPreaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe duas formas de 23 cm de diâmetro e deixe de lado. Em uma tigela grande, coloque o fubá, a farinha, o fermento, a casca ralada de laranja e o sal; misture e reserve.
Na batedeira, em velocidade média, bata bem o leite condensado, a manteiga e os ovos; abaixe a velocidade, junte o leite de coco e bata até ficar bem misturado. Aos poucos, vá adicionando a mistura de farinha reservada, envolvendo-a  delicadamente com uma espátula. Junte o queijo ralado. Transfira a mistura para as formas preparadas e leve ao forno por 30 a 35 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno, deixe descansar por 10 a 15 minutos, desenforme-os e recheie.
Recheio: Bata no processador ou liquidificador o suco de laranja, a goiabada e as ameixas até formar uma pasta grossa. Transfira para uma panela, adicione a casca de laranja, o gengibre e o leite condensado – caso esteja usando – e misture bem. Leve ao fogo moderado e deixe ferver por 2 a 3 minutos. Retire do fogo e deixe de lado para esfriar. Em seguida, recheie o bolo e decore-o a gosto.

 

Sugestão: Esse bolo pode ser assado também em uma forma de 25 cm de diâmetro. Depois de assado, corte-o ao meio, espalhe o recheio em uma parte e cubra-o com a outra parte do bolo.
Dica: Ao abrir a lata de leite condensado, retire 4 colheres (sopa) do leite e reserve para o recheio. Use o restante no bolo.