Esta receita é um presente que recebi de Beatriz Botelho, minha amiga virtual, lá do Sul do Brasil. Gentilmente, ela me escreveu assim: “Bia, tomei a Liberdade de te mandar o bolo de laranja mais gostoso que já provei na vida!!! Perdoe a minha audácia, mas ninguém pode ficar sem essa receita.”
Beatriz, querida, sua receita é absolutamente deliciosa. Obrigada pelo carinho em compartilhar!
bolo de laranja com aveia

bolo de laranja com aveia                                                                         foto:Bia Flores

Ingredientes
1 laranja com casca (usei uma laranja grande)
1 ½ xícara (240 g) de açúcar
½ xícara (60 ml) de óleo
3 ovos
1 xícara (120 g) de farinha de trigo
1 xícara (80 g) de farinha de aveia (usei aveia in natura triturada) (veja a dica)
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal (opcional)

 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe uma forma de 18 cm de diâmetro com furo no meio. Corte a laranja em 4 partes; elimine a parte branca do miolo e as sementes.

No liquidificador, bata os pedaços de laranja com a casca, o açúcar, o óleo e os ovos por cerca de 2 minutos. Acrescente a farinha, a aveia, o fermento, o sal – caso esteja usando – e bata até incorporar os ingredientes. Leve para assar por 30 a 35 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, deixe descansar por 7 a 12 minutos e desenforme.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: Caso não tenha um liquidificador potente para bater todo o bolo, recomendo que misture as farinhas e o fermento em uma tigela grande e em seguida adicione a mistura dos 4 primeiros ingredientes batidos.

Dica de Beatriz: A aveia pode ser em forma de farinha ou em flocos; também poderá ser substituída por farinha de milho. A xícara mede 120 g. Uso a mesma medida para a farinha de trigo, e o mesmo para a farinha de milho. A forma é de 18 cm de diâmetro com furo no meio (aquela própria para pudim).

bolo de laranja com aveia

bolo de laranja com aveia                                                                         foto:Bia Flores