Fantástico!! Esse bolo tem uma combinação surpreendente de ingredientes. O sabor da lavanda é sutil, mas você a perceberá.  

Ingredientes

1¾ de xícara (245 g) de farinha de trigo

1½ colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal marinho

1 xícara (200 g) de açúcar

1 colher (sopa) de lavanda seca, própria para culinária, amassada

2 colheres (chá) de casca de laranja ralada fina

¼ de colher (chá) de pimenta preta moída

3 ovos grandes em temperatura ambiente

½ xícara (125 ml) de azeite de oliva

⅔ de xícara (150 g) de iogurte natural

Cobertura

1 xícara (125 g) de açúcar de confeiteiro peneirado

2 a 3 colheres (sopa) de suco de laranja ou limão

Lavanda seca própria para culinária, para decorar

Modo de Preparo

Pincele com manteiga 12 mini-formas de 8,5 x 15 cm. Forre o fundo e as duas laterais menores com uma tira única de papel impermeável; unte o papel. Polvilhe com farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso.

Preaqueça o forno a 350°F (180°F). Em uma tigela média, misture bem a farinha, o fermento e o sal; reserve. Na tigela grande da batedeira, coloque o açúcar, a lavanda amassada, a casca de laranja e a pimenta moída; misture, esfregando bem os ingredientes com a ponta dos dedos. Adicione os ovos, um a um, e bata bem. Junte o azeite, o iogurte e continue batendo até ficar cremoso. Acrescente a farinha e bata em velocidade baixa, somente até os ingredientes se incorporarem. Coloque a massa, distribuindo-a por igual nas formas preparadas. Asse por 30 – 35 minutos, até que os bolinhos estejam dourados. Retire do forno, deixe descansar por 15 minutos; desenforme, remova o papel e deixe esfriar.

Cobertura: em uma tigela pequena, coloque o açúcar; aos poucos vá adicionando o suco de laranja ou limão misturando bem com uma espátula até atingir a consistência desejada. Decore a superfície de cada bolo com colheradas dessa mistura. Espalhe por cima a lavanda. Deixe secar e sirva inteiro ou em fatias.

Rendimento: 4 unidades

Sugestão: O bolo pode ser assado em uma forma de pão de forma de 11,5 x 28,5 cm.

Dica: A lavanda seca, própria para culinária, é encontrada nos supermercados na sessão de condimentos.