Para preparar este bolo, escolha tangerinas pequenas de sabor forte.
Bolo de tangerina com castanha de cajuIngredientes
Bolo
4 a 6 tangerinas
¾ de xícara (150 g) de açúcar
1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de castanha de caju tostada e triturada
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¾ de xícara (150 g) de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos grandes
3 colheres (sopa) de iogurte natural
3 colheres (sopa) de suco de tangerina
Cobertura
⅓ de xícara de suco de tangerina
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado
Cascas glaçadas de tangerina para decorar – opcional – veja a dica
Modo de Preparo
Tangerinas: lave bem as tangerinas e descasque-as. Pique bem a casca de 2 tangerinas. Reserve o restante das cascas para usar na decoração. Bata no liquidificador a casca picada com ¼ de xícara do açúcar e transfira-o para uma tigelinha. Adicione o restante do açúcar e misture bem; deixe de lado. Extraia o suco das tangerinas descascadas e também deixe de lado.
Preaqueça o forno a 350°F (180°F). Unte e polvilhe uma forma alta de 22 cm de diâmetro (uso uma forma de fundo removível).
Bolo: em uma tigela, misture juntos a farinha de trigo, a castanha triturada, o fermento e o sal. Reserve.  Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição.  Adicione os ingredientes secos reservados, o suco de tangerina e o iogurte. Bata rapidamente, com a batedeira em velocidade baixa, somente até os ingredientes se incorporarem; transfira a massa para a forma preparada. Asse por 40 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe de lado.
Cobertura: em uma panela pequena, misture o suco de tangerina e o açúcar; leve ao fogo moderado por 2 minutos e pincele sobre o bolo ainda quente. Deixe esfriar na forma. Depois do bolo frio, passe uma faca na lateral da forma e desenforme-o com cuidado. Decore a gosto.
Rendimento: 8 a 10 porções
Sugestão: Para extrair o suco das tangerinas, você poderá bater os gomos no liquidificador e depois coar em um peneira, ou, colocar os gomos em uma peneira funda e apertá-los com um socador, para extrair o máximo de suco possível.
Dica: Para decorar, corte as cascas de 2 a 3 tangerinas em tiras finas e ferva-as junto com um pouco de água e açúcar, até que fiquem translúcidas. A quantidade de água e de açúcar, e o tempo de cozimento, irão depender da quantidade de cascas usadas. Faça esta parte usando seu próprio julgamento. Em seguida, escorra bem e espalhe as cascas  sobre a superfície do bolo.