O Sponge Cake é um bolo feito à base de ovos, açúcar e farinha, e não contém gordura como manteiga ou óleo, resultando num bolo de textura leve e fofa como uma esponja. A adicão do suco de laranja e fermento em pó é uma variedade do Sponge Cake. Para preparar esse bolo, aqui vai logo uma de minhas dicas, escolha laranjas grandes, belas e frescas pois além do suco, você, se quiser, também poderá utilizar as cascas.

 sponge cake - bolo esponja de laranja

sponge cake – bolo esponja de laranja                                                            foto:Bia Flores

Ingredientes
Para o bolo
6 ovos grandes (claras e gemas separadas)
2 ¼ xícara (380 g) de açúcar cristalizado
2 ½ xícara (350 g) de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (250 ml) de suco de laranja
Para a calda
2 ½ xícara (750 ml) de suco de laranja
5 colheres (sopa) de açúcar                       
Para o creme
3 xícaras (750 ml) de leite
1 colher (sopa) de gengibre ralado
4 gemas
¾ xícara (150 g)  de açúcar
3 colheres (sopa) de maisena
1 pitada de sal
 Cascas de laranja glaçadas ou cristalizadas para decorar (opcional)

 

Modo de preparo

Posicione a grade na parte do meio do forno e preaqueça a 400°F (200° C). Unte levemente com manteiga uma forma de 25 cm diâmetro, com buraco no meio. Em uma tigela média, peneire a farinha junto com fermento e deixe de lado.

Bolo: em uma tigela grande, na batedeira, bata as claras em neve e, aos poucos, sem parar de bater, acrescente o açúcar. Junte as gemas, uma a uma, e bata bem. Adicione a farinha misturada com o fermento, alternando com o suco de laranja. Misture delicadamente com um espátula, sem bater, até o suco ficar bem envolvido na massa. Coloque na forma untada. Leve para assar por 1 hora ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire o bolo do forno e, cuidadosamente, faça furos profundos com um palito longo (use um palito de churrasco ou quebrador de gelo). Deixe de lado.

Calda: em uma panela média de fundo grosso, misture o suco de laranja com o açúcar. Leve ao fogo moderado e mexa até o açúcar dissolver. Ferva por 5 minutos.   Despeje, aos poucos, sobre o bolo ainda quente. Deixe descansar por 30 minutos ou até a calda ter sido absorvida completamente. Cuidadosamente, passe uma faca na lateral da forma e desenforme o bolo sobre um prato liso.

Creme: em uma panela média, sobre fogo moderado ferva o leite com o gengibre. Em uma tigela, misture as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e grosso. Acrescente a maisena e o sal. Bata bem com um garfo e, aos poucos, vá incorporando o leite quente, mexendo sem parar. Retorne a mistura para a panela e cozinhe em fogo moderado, mexendo constantemente por 5 minutos ou até que engrosse o suficiente para cubrir as costas de uma colher. Retire do fogo e transfira o creme para uma tigela limpa. Cubra com filme plástico (ele deve ficar aderido ao creme para não criar película); deixe esfriar. Leve à geladeira até a hora de servir.

Decore o bolo a gosto (usei cascas de laranja cristalizadas) e sirva o creme à parte.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: Casca ralada de laranja ou licor de laranja pode ser adicionado a massa do bolo. O gengibre pode ser substituído por uma 1 colher (chá) de essência ou licor de sua preferência.

Dica:  É extremamente importante que os ovos estejam em temperatura ambiente. Não deixe que as gemas pinguem nas claras, pois isto impedirá que elas tomem volume.

casca de laranja cristalizada

casca de laranja cristalizada                                                                        foto:Bia Flores