O Brioche é um pão de textura fina, feito com manteiga e uma boa quantidade de ovos. O Brie é um queijo francês feito com leite de vaca e coberto por uma casca grossa comestível. Nesta receita, a massa crua do brioche é enrolada em volta do brie e assada. O resultado é uma combinação perfeita e deliciosa.

brioche com queijo brie

Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
¼ de xícara (50 ml) de água morna (105°-115°F/40°-45°C)
⅔ de xícara (160 g) de manteiga em temperatura ambiente
¼ de xícara (50 g) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ½  xícara (360 g) de farinha de trigo
¼  de xícara (50 ml) de leite
3 ovos grandes
1 queijo Brie inteiro (usei 1 queijo de 374 g)
Modo de Preparo:
Em uma tigela pequena, misture o fermento na água e deixe crescer por 5 a 10 minutos até formar uma espuma na superficie.
Em uma tigela grande, coloque a manteiga o açúcar e o sal. Bata, em velocidade baixa, até formar um creme fofo e claro. Adicione 1 xícara de farinha e o leite; separe a gema e clara de 1 ovo; acrescente a gema e os 2 ovos restantes (refrigere a clara para usar depois). Junte a mistura do fermento crescido. Bata bem. Acrescente, aos poucos, o restante da farinha de trigo, batendo no inicio com a batedeira em velocidade alta e, depois, misturando com uma colher de pau até ficar uma massa macia e levemente cremosa. Transfira para uma tigela grande, untada com óleo; cubra; leve à geladeira e deixe descansar por até mais de 24 horas (se desejar preparar no mesmo dia, deixe crescer em lugar abafado por 2 horas ou até dobrar de volume. Depois leve à geladeira e deixe descansar por 6 horas).
Retire da geladeira e transfira para uma surperfície polvilhada com farinha de trigo. Abra uma porção da massa em um círculo de aproximadamente 0,5 cm de espessura (a quantidade da massa e o tamanho do círculo irá depender do tamanho do queijo). Coloque o queijo Brie no centro e feche, formando um pacote. Corte e retire o excesso da massa. Vire o pacote deixando a parte do acabamento voltada para baixo. Pincele com um pouco da clara reservada, levemente batida. Leve à geladeira por 1 hora.

brioche e brie

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Retire o queijo coberto da geladeira e pincele novamente com a clara. Com uma faca, faça alguns cortes leves na superficie. Transfira para uma assadeira pequena, untada ou forrada com papel impermeável. Leve ao forno por 20   minutos ou até a massa ficar corada. Retire do forno deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
Rendimento: 4 a 6 porções (1 brioche)

brioche e brie

Sugestão: Asse o brioche, deixe esfriar completamente, enrole em papel alumínio e guarde na geladeira. No momento de servir, esquente rapidamente no micro-ondas.
Dica: Esta porção de massa é suficiente para cobrir 3 queijos de 374 g ou use o restante da massa para fazer pequenos brioches em formas próprias para muffins ou empadas.

Queijo Brie