Depois de experimentar várias receitas de pão de milho (corn bread), considerei esta como uma das melhores. Aliás, para mim não é pão e sim uma deliciosa broa de batata doce e fubá, ótima para acompanhar carnes, aves e peixes. Apesar da sutileza do sabor da pimenta caiena, ela faz toda a diferença.

broa de batata doce com fubá e pimenta

 Ingredientes
250 a 300 g de batata doce
4 ovos grandes
1 xícara (250 ml) de leite misturada com 1 colher (sopa) de suco de limão
½ xícara (125 ml) de iogurte natural
1 colher (chá) de casca de laranja ou limão, ralada
2 xícaras (280 g) de fubá de milho
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
¾ de xícara (150 g) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de gengibre fresco ralado
¼ colher (chá) de pimenta vermelha em pó (caiena)
¾ de xícara (200 g) de manteiga gelada, cortada em pedaços
Modo de Preparo
 Asse ou cozinhe a batata, passe pelo espremedor e reserve. Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte e polvilhe com farinha de trigo um refratário de 23 x 28 cm (usei um refratário de 23 x 15 cm x 7 cm).
Em uma tigela grande, bata ligeiramente os ovos, junte a batata amassada, o leite, o iogurte e a casca ralada de laranja ou limão; misture e deixe de lado. Em outra tigela grande, coloque os ingredientes restantes, com excessão da manteiga. Misture tudo muito bem e depois acrescente a manteiga, misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa granulosa.
Adicione a mistura de fubá à mistura de batata. Mexa somente até os ingredientes se juntarem (não misture demais para que a massa não fique muito lisa). Coloque na forma preparada. Leve para assar por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

broa de batata doce com fubá e pimenta

Sirva com salada, carne, aves, peixe ou simplesmente com manteiga ou geleia.
Sugestão: Você poderá assar a broa em uma forma de bolo inglês ou em uma forma redonda ou retangular média, ou ainda em forminhas próprias para cupcakes ou empadas.
Dica: Prepare a batata no micro-ondas em potência alta por 8 a 10 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire a casca e passe pelo espremedor ou amasse bem com um garfo. A broa pode ser feita com qualquer tipo de batata doce.