Esta sobremesa é deliciosa e muito simples para fazer. Logo depois de assada em banho-maria, ela já pode ir diretamente à mesa.
Brownie-pudim

Brownie-pudim                                                                                                foto:Bia Flores

Ingredientes
¾ de xícara (185 g) de manteiga
⅔ de xícara (90 g) de chocolate em pó
½ xícara (75 g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
5 ovos grandes em temperatura ambiente
1 ¾ de xícara (360 g) de açúcar
1 colher (sopa) de licor de café (usei Kahlúa) ou licor de frutas
1 colher (chá) de essência de baunilha
Sorvete para acompanhar

 

Modo de Preparo

 

Preaqueça o forno a 350°F (180°C) moderado. Unte levemente uma forma refratária média (27cm x 21cm) ou de 25 cm de diâmetro; deixe de lado. Reserve uma assadeira grande para o banho-maria. Coloque em uma chaleira ou panela, 5 a 6 xícaras de água e leve ao fogo para ferver.

Derreta a manteiga em fogo baixo (ou micro-ondas) e deixe esfriar. Em uma tigela média, peneire o chocolate e a farinha. Acrescente o sal e misture bem. Reserve.

Em uma tigela grande, coloque os ovos e o açúcar. Bata em velocidade média por 5 a 10 minutos, até formar um creme fofo e esbranquiçado. Diminua a velocidade e acrescente o licor e a essência de baunilha. Bata por mais 1 minuto. Adicione a mistura de chocolate com a farinha e bata até misturar, limpando os lados da tigela com uma espátula. Acrescente a manteiga derretida, misturando delicadamente com a espátula. Transfira para a forma preparada e espalhe nivelando a superfície.

Banho-maria: coloque a forma refratária dentro da assadeira, acrescente a água quente ao nível da metade da forma.

Brownie-pudim

Brownie-pudim

Leve ao forno e deixe assar por 45 minutos ou até que, enfiando um palito nas beiradas, ele saia limpo. O centro ficará com aspecto de crú, esta é uma característica do Brownie-Pudim. Retire do forno e deixe repousar um pouco.

Sirva quente ou morno, na própria forma em que foi assado. Fica perfeito quando acompanhado com sorvete de baunilha ou menta.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Espere o Brownie-Pudim esfriar totalmente e, depois, embrulhe a forma com filme plástico e leve para gelar. Pode ser preparado com até 3 dias de antecedência. Momentos antes de servir, retire da geladeira e deixe ficar em temperatura ambiente. Depois, aqueça e sirva.

Dica: Ao preparar o banho-maria coloque um pouco de vinagre na água, assim sua assadeira não ficará escura.