Caldo verde é uma das delicias da culinária de Portugal. É um prato preparado com batata, couve, chouriço ou linguiça. A couve cortada em tiras finas é sua característica principal. Entretanto, a boa qualidade da linguiça é fundamental para dar sabor à sopa.
Caldo verde - sopa

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
2 a 3 dentes de alho amassados
350 a 400 g de batata descascada e cortada em cubos pequenos
¼ colher (chá) de noz-moscada
1 ½ litro de água
2 colheres (chá) de sal
250 g de chouriço ou linguiça assada ou cozida, cortada em rodelas (veja a dica)
2 a 3 xícaras de folhas de couve cortadas em tiras finas
Pimenta-do-reino branca moída na hora, a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela grande, sobre fogo moderado, aqueça o azeite. Junte a cebola, o alho e refogue, mexendo sempre, até começarem a dourar. Adicione a batata, a noz-moscada, a água, o sal e deixe ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos ou até a batata ficar macia. Retire o fogo e deixe amornar.
Transfira para o liquidificador e bata até se formar um creme. Retorne a sopa para a panela e leve ao fogo moderado. Adicione as rodelas de chouriço ou linguiça. Deixe ferver por 3 a 4 minutos; junte a couve cortada. Deixe ferver por mais 3 a 4 minutos, até a couve ficar macia, sem mudar de cor. Adicione a pimenta-do-reino e, se necessário, acrescente mais sal. Sirva em uma sopeira ou em tigelas individuais com fio de azeite na superfície.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: A água pode ser substituída por caldo de carne ou frango. A sopa pode ser batida com uma pequena porção de folha de couve crua.