Afelia é um prato tradicional e muito consumido na Grécia e em Chipre.  A carne de porco é marinada em vinho com sementes de coentro, secas e amassadas, e, normalmente é cozida em um prato de barro (chamado tava).  Tenho experimentado algumas receitas de Afelia, e esta é a minha favorita, por ser simples e muito saborosa.  É servida com pão aquecido, salada de folhas e azeitonas.  

Carne-de-porco-com-coentro-seco-e-vinho-afelia

Ingredientes
750 g de filé de porco
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 colheres (chá) de sementes de coentro secas (veja a dica)
½ colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas grandes fatiadas
1 xícara (250 ml) de vinho tinto
Folhas de coentro para decorar
Modo de Preparo
Corte a carne em cubos de 2,0 cm aproximadamente e coloque-os em uma vasilha de cerâmica ou vidro. Quebre as sementes de coentro em um machucador manual; adicione o açúcar, 1 colher (chá) de sal e ½ colher (chá) de pimenta-do-reino. Misture bem e esfregue na carne cortada de modo que cada pedaço fique temperado por igual. Junte 3 colheres (sopa) do vinho, misture e cubra a vasilha. Leve à geledeira por 4 horas ou de um dia para o outro.
Retire  a carne da geladeira e deixe-a em temperatura ambiente por 30 – 40 minutos antes de cozinhar.
Reserve um refratário médio com tampa – você pode usar folha de papel alumínio grosso. Preaqueça o forno à 325°F (160° C ).
Leve ao fogo alto uma frigideira antiaderente grande. Quando estiver quente, coloque 2 colheres (sopa) do azeite e deixe aquecer sem esfumaçar.  Acrescente a carne e cozinhe por 3 a 4 minutos, até dourar levemente (por dentro ela deve ficar rosada). Transfira para o refratário, cubra para mantê-la morna  e deixe de lado.
Na mesma frigideira, em fogo moderado, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola, até murchar e dourar ligeiramente, mexendo ocasionalmente. Adicione o vinho restante; tempere com 1 pitada do sal e 1 pitada da pimenta. Deixe ferver por 1 a 2 minutos; transfira para o refratário e cubra com a  tampa ou papel alumínio.  Leve ao forno por pelo menos 1 hora ou até a carne ficar macia. Decore a gosto com folhas de coentro e sirva.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: As sementes secas do coentro têm um ligeiro e agradável sabor de laranja. Este sabor é acentuado quando elas  são  quebradas ou esmagadas. Você pode aquecê-las ligeiramente em uma frigideira, antes de amassá-las.  Caso não as tenhas ou as encontre, substitua-as por 1 colher (sopa) de coentro moído.
Dica: A carne pode ser  cozida ou assada até o ponto que desejar ( bem assada ou mal assada). Entretanto, se cozinhar ou assar demais, ela não ficará suculenta.  A carne também pode ser cozida lentamente, em fogo baixo, com a panela bem tampada.