Caruru é uma das maravilhas da cozinha baiana. É forte, é arretado, delicioso e, me perdoe os conterrâneos, bastante calórico. Nesta minha receita, a quantidade do azeite de dendê fica ao gosto de cada um, e ainda recomendo que seja usado no final do cozimento.

Caruru

Ingredientes
1 kg de quiabos bem verdinhos
60 g de camarão seco, descascados e lavados
40 g de amendoim torrado e descascado
40 g de castanha de caju
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande cortada em pedaços
1 tomate grande maduro
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 a 4 ramos de coentro
2 a 2 ½  xícaras de caldo de peixe ou água quente
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 pimenta malagueta, sem sementes, picadinha (opcional)
3 a 5 colheres (sopa) de azeite dendê
Modo de Preparo
Lave os quiabos, seque ao ar livre ou use um pano limpo. Apare as pontas e corte-os em rodelas finas ou em picadinhos. Reserve.
Bata no processador, ou aos poucos no liquidificador, o camarão seco (reserve alguns inteiros para usar no final do cozimento), a castanha, o amendoim, o azeite, a cebola, o tomate, o suco de limão e os ramos de coentro. Deixe de lado.
Em uma panela grande, sobre fogo moderado, coloque o quiabo, metade do caldo de peixe ou água, o sal e deixe ferver por 10 a 12 minutos. Acrescente os ingredientes batidos e o gengibre ralado; mexa para não grudar no fundo da panela. Junte aos poucos o restante do caldo ou água (você precisará ou não usar todo o caldo, ou água; ou ainda necessitará de um pouquinho a mais). Deixe cozinhar com a panela parcialmente tampada, mexendo de vez em quando, até engrossar e o quiabo mudar de cor. Acrescente a pimenta, caso esteja usando, e os camarões inteiros reservados; prove o tempero e, se necessário, acrescente mais sal. Desligue o fogo e junte o azeite de dendê. Tampe a panela e deixe descansar alguns minutos antes de servir acompanhado de arroz branco.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Camarões frescos também podem ser acrescentados ao caruru. Para usar quiabos congelados, descongele-os de acordo com as instruções da embalagem, seque e depois corte.
Dica: Caso não tenha caldo de peixe, bata no liquidificador as cascas do camarão com a água, passe por uma peneira fina e deixe ferver por alguns minutos antes de juntar com o quiabo.