Na calda, como compota, as cascas são servidas como sobremesa. E escorridas, elas têm a versatilidade de poder ser glaçadas ou cristalizadas, e usadas em decoração e recheios de bolos, biscoitos, pães, mousses ou ainda em saladas.
cascas de laranja em calda

cascas de laranja em calda                                                                               foto:Bia Flores

Ingredientes
8 laranjas médias de casca grossa (naval ou bahia) bem lavadas
3 xícaras (750 ml) de água
1 ½ xícara (300 g) de açúcar
2 pedaços de gengibre fresco descascado de 1 cm cada
2 pedaços de canela de 3 – 4 cm cada
6 – 8 cravos
1 colher (sopa) de conhaque ou licor de laranja

 

Modo de preparo

Corte as laranjas em 4 partes no sentido do comprimento. Com a ponta do dedo polegar ou com uma colher, retire os gomos da casca (reserve-os para outro uso). Com a ponta de uma faca pequena, retire e elimine a pele branca das cascas.

laranja em fatias

laranjas em fatias                                                                                                foto:Bia Flores

Coloque as cascas em uma tigela grande, cubra-as com bastante água e deixe de molho por 24 – 36 horas. Troque a água várias vezes por dia. No dia do preparo, leve ao fogo uma panela grande com 4 – 5 xícaras de água e deixe ferver. Junte as cascas de laranja e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos; escorra e jogue fora a água. Repita o processo mais uma vez. Deixe as cascas de lado.

Na mesma panela grande, coloque a água (750 ml) o açúcar, o gengibre, a canela, os cravos e misture até o açúcar dissolver. Leve ao fogo moderado e deixe ferver por 10 minutos, até formar uma calda. Remova a panela do fogo e adicione as cascas de laranja escorridas. Misture, tampe a panela e deixe repousar por 8 a 10 horas, virando a as cascas 2 a 3 vezes na calda para que fiquem bem umedecidas.

Com uma escumadeira, retire as cascas e as especiarias da calda, e tranfira-as para uma compoteira ou vidro grande. Deixe de lado. Leve a panela ao fogo moderado e deixe a calda ferver até engrossar levemente. Retire do fogo, adicione o conhaque, misture e despeje sobre as cascas na compoteira. Deixe esfriar totalmente. Tampe bem e guarde na geladeira por até 60 dias.

Rendimento: 12 porções

Sugestão: Para glaçar as cascas, retire-as da calda e deixe-as escorrer bem em uma peneira fina; para cristalizar e decorar, depois das cascas escorridas, passe-as no açúcar cristal e deixe-as secar em local fresco e arejado.

Dica: Corte as cascas com cortadores de biscoitos e decore bolos e tortas. Guarde as sobras para rechear pães e bolos.

casca de laranja cristalizada

casca de laranja cristalizada                                                                         foto: Bia Flores