Você não precisará de nenhuma ocasião especial para preparar estas cascas de laranjas cristalizadas. De cor única, elas por se própria farão com que qualquer sobremesa pareça uma ocasião especial. As cascas cristalizadas além de serem fáceis de fazer, também podem ser preparadas com bastante antecedência e guardadas em vidros hermeticamente fechados por mais de três meses. São perfeitas para decorar mousse de chocolate, recheiar e cobrir biscoitos, bolos, pães e mesmo sobre saladas salgadas. Você se surpreenderá com o sabor.
cascas de laranja glaçadas

cascas de laranja glaçadas                                                                       foto:Bia Flores

Ingredientes
Para glaçar
3 laranjas grandes, preferivelmente com cascas grossas
½ xícara (90 g)de açúcar
3 colheres (sopa) de karo
⅓ de xícara de água
Para cristalizar
1 xícara de açúcar cristal

 

Modo de Preparo

Lave as laranjas com uma escova, esfregando-as bastante em água corrente. Descasque cuidadosamente cada laranja, sem  retirar a parte branca. Com uma faca ou tesoura, corte as cascas em tirinhas finas. Coloque as tiras cortadas numa tigela média ou grande, cubra com água e deixe de molho por um dia. Troque a água várias vezes.

Casca de laranja

Casca de laranja                                                                                               foto:Bia Flores

cascas de laranja em tirinhas

cascas de laranja em tirinhas                                                                         foto:Bia Flores

cascas de laranja em tirinhas

cascas de laranja em tirinhas                                                                         foto:Bia Flores

No dia seguinte, escorra a água. Coloque as cascas de laranja numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio-alto. Quando começar a ferver, reduza o fogo para médio e cozinhe com a panela destampada, por 15 minutos. Escorra, jogue a água fora e repita o processo. Escorra novamente e reserve.

Em uma panela média, aqueça o açúcar, o karo e a água. Misture até o açúcar dissolver e começar a ferver. Adicione as tiras e deixe ferver por 5 minutos em fogo alto. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, ou até a calda engrossar. Não deixe a calda secar para não açúcarar quando esfriar. Transfira as tiras para uma peneira grande, espalhando-as para que não grudem uma na outra. Deixe drenar por cerca de 30 minutos.

cascas de laranja em tirinhas

cascas de laranja em tirinhas                                                                          foto:Bia Flores

cascas de laranja glaçadas

cascas de laranja glaçadas                                                                     foto:Bia Flores

Em um prato fundo, coloque o açúcar cristal e passe as tiras, uma a uma, até ficarem bem cobertas com o açúcar. Forre uma assadeira ou travessa larga com duas camadas de papel toalha. Coloque as tiras cristalizadas e deixe secar em local ventilado.

cascas de laranja cristalizadas

cascas de laranja cristalizadas                                                                  foto:Bia flores

Depois de secas, guarde as tiras em vidros bem fechados.

Rendimento: 230 a 300 g

Sugestão: Deixe algumas tiras apenas glaçadas (sem passar no açúcar cristal). Você poderá usá-la sobre os assados; peru, tender, carne de porco e também sobre tortas e bolos. Cubra as cascas de laranja com chocolate derretido, em vez de açúcar cristal. O procedimento para secar é o mesmo, porém, estas devem ser guardadas na geladeira em vasilhas fechadas.

Dica: Usar cascas de limão junto com as cascas de laranja, é uma boa idéia. É extremamente importante que as laranjas sejam muito bem lavadas, para eliminar qualquer resíduo de pesticida. Usar laranjas orgânicas também é uma boa idéia. A sobra da calda de açúcar pode ser guardada e reaproveitada em molhos para salada.