Essa é uma versão simplificada dos chutneys tradicionais feitos com variados condimentos e especiarias. Este chutney de pera é aromatizado com canela, alecrim, cascas de laranja e limão, e é perfeito para acompanhar queijos, tomates secos, pães artesanais e saladas.
Ingredientes
1 laranja
1 limão
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
1 pau de canela de 4 a 6 cm
1 colher (sopa) de manteiga
1 chalota ou cebola bem pequena, picadinha
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
4 a 5 peras grandes, sem cascas e sem as sementes, cortadas em cubos de 1 cm
¼ de xícara (50 ml) de brandy de pera ou de laranja
⅓ de xícara (65 g) de açúcar mascavo claro (bem apertado na xícara)
Modo de preparo
Lave bem a laranja e o limão e retire uma tira larga da casca de cada. Reserve a laranja e o limão para extrair o suco depois. Com um pedaço de barbante de culinária, amarre juntos, o alecrim, a folha de louro, o pau de canela, as tiras da laranja e do limão. Deixe de lado.
Retire o suco da laranja e do limão e deixe de lado também.
Em uma panela média, sobre fogo moderado, derreta a manteiga.  Acrescente a chalota, o gengibre, e a pera e cozinhe por 6 a 8 minutos, ou até a pera começar a liberar o suco. Adicione o brandy e deixe ferver por 2 a 3 minutos; junte o açúcar, ½ xícara do suco de laranja, 2 colheres (sopa) de suco limão, o amarrado de alecrim com canela; deixe ferver. Tampe parcialmente a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até engrossar, mexendo de vez em quando.
Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Descarte o amarrado de temperos e transfira o chutney para uma vasilha com tampa. Sirva-o em temperatura ambiente ou gelado.
Rendimento: 2 ½ xícaras
Sugestão: Para acentuar o sabor, prepare o chutney  com um dia de antecedência. Grãos moídos de pimenta-do-reino, podem ser acrescentados ao chutney.
Dica: O chutney deve ser guardado, na geladeira, em vidros esterilizados e bem fechados, assim poderá durar até 1 mês.