As frutas secas são fontes de vitaminas e minerais. Aqui nesta receita elas são deliciosamente transformadas em uma compota perfumada com uma variedade de especiarias. Sirva-a como sobremesa, acompanhada de sorvete, ou junto com  iogurte natural, no café da manhã ou lanche. Nozes, amêndoas ou pinolli, levemente tostadas, são perfeitos acompanhamentos.
Ingredientes
2 xícaras (500 ml) de chá ou água (veja a dica)
½  xícara (100 g) de açúcar (uso açúcar orgânico)
4 colheres (sopa) de mel
Casca ralada de 1 laranja
1 xícara (250 ml) de suco de laranja
2 colheres (chá) de gengibre cortado em pedacinhos
2 paus de canela de 3-4 cm cada
1 anis-estrelado ou 4 cardamomos
4 a 6 cravos-da-índia
½ kg – 500 g de frutas secas (usei damasco e figo inteiros, pera em fatias e maçã em rodelas)
1 xícara de uva passa preta ou branca (Sultana) ou cranberries secos
2 colheres (chá) de essência de baunilha ou amêndoas
4 a 5 colheres (sopa) de conhaque ou licor de frutas
Modo de Preparo
Em uma panela grande, coloque o chá, o açúcar e o mel. Leve-a ao fogo moderado, misturando, até o açúcar e o mel se dissolverem.  Adicione a casca e o suco de laranja, o gengibre, a canela, o anis-estrelado e o cravo.  Tampe a panela e deixe ferver por  5 a 7 minutos, até formar uma calda e as especiarias liberarem o aroma. Remova  a panela do fogo e, cuidadosamente, adicione as frutas em camadas, intercalando-as com as passas. Leve a panela de volta ao fogo moderado e tampe-a parcialmente. Deixe ferver até as frutas ficarem bem envolvidas na calda. Este processo é de aproximadamente 7 minutos para as frutas mais úmidas e um pouco mais de tempo para as frutas mais secas – as frutas deverão ficar com uma textura macia e sem se desmancharem. Remova do fogo, tampe a panela e deixe repousar por 8 a 10 horas, virando as frutas 3 a 4 vezes na calda para que fiquem bem umedecidas.
Com uma escumadeira, retire as frutas da calda e transfira-as para uma compoteira ou vasilha grande, de vidro ou cerâmica, com tampa. Deixe-a de lado. Leve a panela ao fogo moderado e deixe a calda ferver até engrossar levemente. Retire do fogo, adicione a essência, o conhaque ou o licor que estiver usando, misture e despeje-a sobre as frutas na compoteira. Deixe esfriar completamente. Tampe bem e leve à geladeira por 3 a 4 horas ou por até 1 semana.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Para essa compota, escolha sempre frutas macias. As frutas muito secas, costumam se desmanchar durante o cozimento. Vinho doce substitui o suco de laranja.
Dica: Prepare o chá com 2 xícaras de água fervente e 3 saches de chá de sabor suave; Laranja, Verbena, Erva-cidreira – usei chá de Açaí. Se você não aprecia os chás, use água.