Kuchen é a palavra em língua alemã para designar um tipo de bolo ou torta. Diferentes nomes são usados em outras línguas para esta iguaria; no Brasil, usa-se “cuca”. Sua característica principal está no Streusel, cobertura crocante de açúcar, manteiga, farinha e canela. O acréscimo de nozes fica por conta da cuca de cada um. Guten Appetit!

Cuca de banana

Cuca de banana

Streusel (cobertura)
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de canela em pó
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
¼ xícara de nozes trituradas grosseiramente
3 a 4 bananas médias maduras
2 colheres (sopa) de suco de limão
⅓ de xícara de uvas passas
Bolo
1¼ de xícara (175 g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente
¾ de xícara (150 g) de açúcar
3 ovos (claras e gemas separadas)
Casca ralada de 1 limão

 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte e polvilhe uma assadeira de 21 x 28 cm. Reserve.

Streusel: em uma tigela pequena, misture o açúcar mascavo, a canela e a farinha. Adicione a manteiga derretida e misture primeiro com um garfo, depois com as pontas dos dedos até formar uma farofa granulosa. Acrescente as nozes trituradas, misture mais um pouco e reserve.

Descasque e corte as bananas em rodelas finas. Coloque-as em uma tigela grande. Adicione o suco de limão, misture cuidadosamente. Reserve.

Bolo: em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Reserve. Na tigela grande da batedeira, junte a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média até formar um creme macio e claro. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem depois de cada adição. Junte a casca de limão ralada e bata por 1 minuto. Reduza a velocidade. Aos poucos, adicione os ingredientes secos reservados e bata somente até a massa ficar homogênea.

Bata as claras em neve até formar picos firmes e depois misture delicadamente com uma espátula à massa, em duas adições.

Arrumação: despeje a massa na forma. Alise a superfície com uma espátula. Arrume as rodelas de bananas por cima e distribua as uvas passas. Coloque a cobertura granulada, espalhando até ficar uniforme. Leve o bolo para assar por 35 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 20 minutos. Desenforme, corte em quadrados ou fatias e sirva.

cuca de banana

cuca de banana                                                                                                                     foto:Bia Flores

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Você pode substituir a banana por maçã, abacaxi ou outra fruta preferida. Use uvas passas douradas (Sultanas) em vez de pretas.

Dica: O streusel pode ser preparado com açúcar branco em vez de açúcar mascavo.