Bem grandes, assim são as empanadas galegas. O recheio de carne com ovos cozidos e azeitonas é o que mais predomina.
Empanada galícia

Empanada galícia                                                                                              foto:Bia Flores

Massa:
2 colheres (chá) de fermento seco para pão
1 colher (chá) açúcar
1 ½ xícara de água morna
1 colher (chá) de sal
3 ½ a 4 xícaras (490 a 560 g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Acabamento:
1 ovo, clara e gema separados
1 colher (chá) de água
Recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola roxa média, picada
3 dentes de alho amassados
500 g de carne moída
1 colher (sopa) de páprica (pimentón)
½ colher (chá) de cominho moído
½ colher (chá) de noz moscada ralada
4 colheres (sopa) de massa de tomates
¼ colher (chá) de molho de pimenta ou ao gosto
1 xícara (250 ml) de caldo de carne ou água quente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
10 azeitonas, verdes ou pretas, picadas
4 ovos cozidos, picados

 

Prepare a massa: em uma tigela pequena misture o fermento, o açúcar e a água morna; cubra e deixe crescer por 5 a 10 minutos.

Em uma tigela grande, coloque o sal e 2 xícaras de farinha de trigo. Junte o fermento já crescido e misture bem. Aos poucos, acrescente o restante da farinha até que a massa fique macia e não grude mais nas mãos. (Talvez não seja necessário usar toda a farinha). Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e trabalhe a massa por 5 minutos. Limpe a tigela grande, unte com o azeite de oliva e coloque a massa rolando na tigela para que fique bem coberta com o azeite. Cubra e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.

Prepare o recheio: em uma panela média, em fogo moderado, aqueça o óleo; refogue a cebola e o alho; acrescente a carne e cozinhe, mexendo frequentemente, por 5 a 7 minutos ou até secar e a carne mudar de cor; adicione o restante dos ingredientes, exceto as azeitonas e os ovos cozidos. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, até a carne ficar macia e quase sem líquido. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Montagem: abaixe a massa e retorne para a superfície enfarinhada. Amasse rapidamente; deixe descansar por 5 minutos. Abra a metade da massa num retângulo, e forre o fundo e os lados da assadeira, deixando 1 cm livre nas bordas (uso uma assadeira retagular de 38 x 32 cm). Distribua a carne sobre toda a massa; coloque por cima os ovos e as azeitonas.

Empanada galícia

Empanada galícia                                                                                             foto:Bia Flores

Abra o restante da massa em outro retângulo e cubra o recheio. Passe a clara em volta da massa, feche bem e dê acabamento às bordas. Deixe descansar por 15 minutos.

Empanada galícia

Empanada galícia                                                                                           foto:Bia Flores

Pincele com a gema misturada com a água. Asse em forno preaquecido a 375°F (180°C), por 35 minutos ou até dourar. Sirva morna ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 8 a 10 porções

Dica: O tamanho e o formato da empanada ficam a escolha de cada um.

Empanadas

Empanada galícia                                                                                        foto:Bia flores