Frango, arroz e macarrão: esse trio simples e muitas vezes indispensável, ganha ares exóticos quando se junta num mesmo prato. Para saborear sem culpa, sugiro um estrogonofe light.

estrogonofe de frango

estrogonofe de frango                                                                                       foto:Bia Flores

Ingredientes
Estrogonofe
500 g de filé de peito de frango
2 colheres (sopa) de suco de limão
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) de margarina light
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassado
1 colher (sopa) de mostarda tipo Dijon
4 colheres (sopa) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de conhaque ou vinho branco
250 g de cogumelo fresco fatiado
200 g de creme de leite light
Acompanhamento
2 xícaras de arroz cozido
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de margarina light
50 g de macarrão do tipo cabelo-de-anjo quebrado grosseiramente

 

Modo de Preparo

Estrogonofe: remova qualquer excesso de gordura do peito de frango. Lave rapidamente e seque com papel toalha. Corte em cubos de 2 cm aproximadamente. Coloque numa tigela, acrescente o sal, a pimenta-do-reino e misture. Deixe descansar por 15 minutos.

Em uma frigideira grande, sobre fogo moderado, aqueça a metade da margarina. Junte o frango e frite por 2 a 3 minutos de cada lado ou até que fique dourado. Transfira o frango para um prato e deixe de lado. Na mesma frigideira, aqueça o restante da margarina; junte a cebola e o alho; refoque por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente a mostarda, o molho de tomate, o conhaque e os cogumelos e deixe ferver rapidamente.

Coloque o frango de volta na frigideira e misture com cuidado para não quebrar as fatias de cogumelo. Tampe e, quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 5 a 7 minutos ou até carne ficar macia (até esse ponto você pode preparar com um dia de antecedência; guarde coberto na geladeira). Adicione o creme de leite e deixe aquecer, sem ferver. Prove o tempero, se necessário, acrescente mais sal e pimenta.

Arroz: em uma vasilha aberta, coloque o arroz cozido e a salsinha picada; misture com um garfo. Reserve.

Macarrão: em uma frigideira antiaderente, derreta a margarina em fogo médio. Coloque o macarrão e deixe tostar, mexendo sempre, por 2 a 3 minutos ou até ficar bem dourado. Deixe escorrer em papel absorvente.

Montagem: forre o fundo de um prato de servir com o arroz, coloque no centro o estrogonofe e por cima o macarrão tostado. Decore com galho de salsinha e sirva logo.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: Coloque o estrogonofe numa travessa, cubra com o macarrão e sirva o arroz à parte.

Dica: Para que fique crocante o macarrão deve ser bem dourado (mas fique de olho pois ele queima rápido)