O estrogonofe é um prato apetitoso, versátil e fica pronto em poucos minutos. Se você ainda não experimentou aromatizá-lo com alguma erva, não deixe de experimentar esta receita e se você também ainda não conhece o estragão, aproveite aqui a oportunidade!
Ingredientes
500 g de filé de peito de frango cortado em cubos ou tiras
2 colheres (sopa) de suco de limão
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 a 3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada
150 g de cogumelos (mushrooms) cortado em fatias grossas
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de molho inglês (uso worcestershire)
2 colheres (sopa) de estragão fresco picado ou 1 colher (sopa) de estragão seco (veja a dica)
½ xícara (125 ml) de molho de tomate
½ xícara (125 ml) de caldo de frango
½ xícara (125 ml) de creme de leite (uso creme de leite light)
2 ramos de estragão para decorar
 
Modo de Preparo
Coloque os pedaços de frango em uma tigela grande e tempere com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por 15 minutos em temperatura ambiente.
 Em uma frigideira grande, em fogo moderado, aqueça 1 colher (chá) da manteiga.   Acrescente ⅓ do frango temperado e refogue até dourar por igual. Retire do fogo, transfira para uma travessa ou tigela e deixe de lado. Repita o processo até finalizar com o restante do frango.
 Na mesma frigideira, em fogo baixo, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola até ficar levemente dourada, mexendo sempre; aumente a chama, acrescente os cogumelos fatiados – se necessário, adicione mais manteiga – e refogue por 2 a 3 minutos, virando-os delicadamente. Volte com os pedaços de frango à panela e regue com o conhaque; deixe ferver rapidamente. Adicione o molho inglês, o estragão picado e misture com cuidado para não que quebrar as fatias. Acrescente o molho de tomate e o caldo de frango. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo moderado, por 5 a 7 minutos ou até a carne ficar macia. Adicione o creme de leite e deixe aquecer, sem ferver. Prove o tempero, se necessário, acrescente mais sal e pimenta.
 Transfira o estrogonofe para uma tigela, decore com os ramos de estragão e sirva logo acompanhado de arroz e batata palha.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: Prepare o estrogonofe com até 24 horas de antecedência e guarde coberto na geladeira. No momento de servir, aqueça-o e coloque o creme de leite.
 Dica: O estragão é uma erva com sabor doce e delicado, muito usado para aromatizar os vinagres, os azeites, os pickles e os pratos à base de ovos. Também a erva preferida dos chefs franceses. Nos supermercados americanos, ele é encontrado na seção de ervas frescas e condimentos secos com o nome de “Tarragon” . Na língua francesa  “Estragon”.