O frango tem carne delicada e aceita diferentes formas de preparo. Aqui está uma maneira saborosa de serví-lo no dia a dia e também em ocasiões festivas.
 
Filé de frango empanado e molho agridoce

Filé de frango empanado e molho agridoce                                                              foto: Bia Flores

Ingredientes
Para o frango
2 peitos de frango, sem pele e sem osso, divididos ao meio
3 dentes de alho bem amassados
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
¼ de xícara de farinha de trigo
2 ovos
1 ¾ de xícaras de farinha de rosca
¼ de xícara de óleo
Para o molho
½ xícara de geleia de framboesa ou outra geleia preferida
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de vinagre de arroz, preferencialmente
2 colheres (sopa) de água filtrada

 

Modo de Preparo

Em uma tigela pequena, junte o alho amassado e o suco de limão, misture bem e reserve. Com uma faca amolada, abra cada metade de peito de frango formando um filé grande. Disponha os filés entre duas folhas de filme plástico e bata ligeiramente até igualar a espessura. Coloque-os em um recipiente e tempere com a mistura de alho e limão, o sal e a pimenta. Cubra e deixe repousar, na geladeira, por 30 minutos no mínimo.

Espalhe em um prato a farinha de trigo. Em uma travessa funda, coloque os ovos e bata com um garfo até ficar bem misturados. Em outro prato, espalhe a farinha de rosca. Passe os filés, um de cada vez, na farinha de trigo e sacuda ligeiramente para retirar o excesso. Depois, passe pelos ovos batidos e, por último, pela farinha de rosca (pressione os filés para que fiquem bem cobertos). Coloque-os numa travessa ou assadeira e deixe de lado.

Em uma frigideira antiaderente grande, leve ao fogo médio a metade do óleo até aquecer. Junte dois filés e frite por quatro minutos de cada lado ou até dourar por igual (se necessário ajuste o fogo para que a farinha de rosca não fique queimada). Retire e coloque sobre papel-toalha. Limpe a frigideira com um pano seco ou papel toalha. Frite os dois filés restantes usando o mesmo processo.

Prepare o molho: Em uma panela pequena, coloque juntos todos os ingredientes do molho e misture. Leve ao fogo baixo e deixe ferver somente até a geleia derreter. Transfira para uma vasilha pequena e sirva ao lado dos filés empanados.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: Prepare os filés de frango com antecedência, transfira para uma assadeira grande e, momentos antes de servir, aqueça-os no forno moderado (350°F-180°C), preaquecido, por 7 a 10 minutos.

Dica: Faça sua própria farinha de rosca usando qualquer pão envelhecido por 2 ou 3 dias, mas que ainda esteja levemente fresco. Corte e descarte a casca; pique em pedaços pequenos; coloque no liquidificador ou processador e quebre no tamanho desejado. Guarde em sacos plásticos, na geladeira por 4 a 5  dias ou no congelador por até 2 meses.

farinha de rosca feita em casa

farinha de rosca feita em casa                                                                                             foto: Bia Flores