Na semana passada, meu marido e eu tivemos o prazer de devorar um flatbread (similar a pizza) no restaurante Season 52 de Boca Raton; e, como resposta ao meu elogio, ganhei a lista de ingredientes. Seguindo minha intuição, desenvolvi esta receita que é deliciosa e tem uma combinação surpreendente de ingredientes, para compartilhar aqui no meu site. Especial agradecimento a Irish Muldowney e Carolina Zerboni pelo caloroso atendimento.

Ingredientes:

500 g de massa fresca de pizza, feita em casa ou comprada pronta

1 cebola (250 g) branca cortada em fatias finas

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (chá) de mel

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

½ xícara (50 g) de queijo mussarela ralado

⅓ de xícara (35 g) de queijo parmesão ralado

8 fatias de bacon (usei bacon de peru) torrado e quebrado em pedacinhos

5 figos frescos ou secos (black mission fig) é o recomendado, cortado em rodelas ou fatias finas

½ xícara (60 g) de queijo de cabra esfarelado

2 a 3 xícaras de folhas frescas de rúcula (baby arugula)

2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picada

2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta preta moída

Modo de Preparo

Prepare a cebola: em uma panela média, refogue a cebola na manteiga, em fogo baixo, com a panela tampada, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar e começar a grudar no fundo da panela. Acrescente o mel, metade do vinagre e misture; tempere a gosto com sal e pimenta. Retire do fogo e deixe de lado.

Abra a massa e faça a cobertura: preaqueça o forno a 375°F (190°C). Divida a massa em três partes. Abra ⅓ da massa em um círculo de 30 cm de diâmetro; transfira para uma assadeira própria para assar pizza. Distribua sobre ela, ⅓ do queijo mussarela, ⅓ do queijo parmesão, ⅓ da cebola cozida, ⅓ do bacon, ⅓ do figo e por último ⅓ do queijo de cabra. Leve para assar por 10 a 12 minutos dependendo da espessura da massa. Ela deve ficar levemente corada.

Enquanto isso, em uma tigela média, coloque o restante do vinagre balsâmico, as folhas de hortelã, o azeite e bata com um garfo até ficar levemente grosso. Acrescente a rúcula e misture suavemente para não amassar as folhas. Tempere a gosto com sal e pimenta preferencialmente moída na hora. Deixe de lado.

Retire o flatbread do forno e espalhe sobre a superfície ⅓ da rúcula temperada. Sirva quente, morno, ou em temperatura ambiente, inteira ou cortada em fatias.

Abra o restante da massa e faça a cobertura seguindo o mesmo procedimento.

Rendimento: 24 porções

Sugestão: O flatbread tem textura macia e delicada. Ele pode ter tamanho e formato desejado. O importante é que a massa seja aberta fina e assada rapidamente.

Dica: A quantidade de massa é aproximada, preparei minha própria massa (500 g). “Summer Fig & Goat Cheese Flatbread” nome original no menu do restaurante.