Quer dar um gostinho francês na sua vida? Então experimente esse prato. O delicioso aroma e sabor do alho, combinado com o vinho branco, transforma o prato em uma iguaria realmente especial. Quase um luxo! Ele é muito fácil de preparar. Depois de temperado, é levado ao forno junto com o alho, com cascas, em uma panela grossa para ser cozido e não assado. Surpresa? Isso mesmo, será cozido até a carne e o alho ficarem dourados, macios e suculentos. Ambos ficarão prontos em um mesmo tempo. Deve ser servido ainda quente com um pão bem fresquinho, pois é sobre ele que o alho será espremido.
frango com 40 dentes de alho

     frango com 40 dentes de alho                                                                      foto:Bia Flores                                                                                                   

Ingredientes                                          
1 frango grande cortado pelas juntas
Suco de 1 limão grande
3 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (chá) de tomilho seco
1 coher (chá) de estragão seco
½ colher (chá) de noz-moscada
½ xícara (125 ml) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
3 chalotas picadas
4 talos de salsão sem os fios grossos, cortados em tiras largas ou pedaços graúdos
½ xícara (125 ml) de caldo de galinha
1⅕ xícara (375 ml) de vermute seco (uso galo extra seco)
40 dentes de alho grande com a casca
2 folhas de louro
4 ramos de salsinha
Sal e pimenta se necessário

 

Modo de preparo

 

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Reserve uma panela grande de ferro ou um refratário com tampa. Lave o frango sob água corrente, seque-o com toalha de papel e coloque em uma tigela grande. Esprema o limão sobre os pedaços e deixe de lado por alguns minutos.

Enquanto isso, em uma tigelinha, coloque o sal, a pimenta, o tomilho, o estragão e a noz-moscada. Misture-os bem e esfregue no frango de modo que fiquem cada pedaço temperado por igual. Deixe de lado.

Na panela ou refratário, coloque metade do azeite, a cebola e a chalota, espalhando-as bem para formar uma camada uniforme. Por cima arrume o salsão e em seguida os pedaços de frango temperados. Regue com o restante do azeite, o caldo de galinha e o vinho. Distribua os dentes de alho entre os pedaços de frango. Junte as folhas de louro e os ramos de salsinha (você pode amarrá-los juntos com um cordão) e coloque também sobre o frango. Cubra a panela com uma folha de papel alumínio grosso, vedando-a bem, e tampe.

frango com 40 dentes de  alho

frango com 40 dentes de alho                                                                             foto:Bia Flores

frango com 40 dentes de alho

frango com 40 dentes de alho                                                                        foto:Bia Flores

Leve ao forno por 40 a 45 minutos até o a frango e o alho estarem macios. Retire do forno e deixe descansar alguns minutos com a panela ainda tampada, por 15 a 20 minutos antes de servir.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O frango inteiro pode ser substituído por coxas e sobre-coxas ou pedaços de sua preferência. Tomilho e alecrim fresco podem ser usados juntos com o louro e a salsinha.

Dica: Originalmente esse frango é assado em panela de barro. Se usar refratário, este deve ser grosso e vedado com 2 a 3 folhas de papel alumínio.