Frango satay (espetinhos de frango com molho de amendoim) é uma especialidade da gastronomia tailandesa. Tem sabor picante e agridoce, e por conta da combinação de certos ingredientes – gengibre, cominho, pimenta, leite de coco e amendoim –, lembra em muito a culinária baiana. Além de toda essa saborosa harmonia, o frango satay é muito fácil de preparar. Ele pode ser servido sozinho como tira-gosto, junto com salada de folhas verdes ou como prato principal acompanhado de arroz .
Ingredientes
Para o marinado:
½ xícara de óleo
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de cominho moído ou curry em pó (veja a dica)
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 pitada de molho de pimenta
700 a 800 g de filé de frango cortado em tiras de 12 X 3 cm
Para o molho:
½ xícara (125 ml) de caldo de galinha ou água
½ xícara (125 ml) de leite de coco
4 a 5 colheres (sopa) de manteiga de amendoim (peanut butter)
1 colher (sopa) de molho de soja (uso light)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de vinagre de arroz
Molho de pimenta a gosto
5 a 6 cebolinhas verdes picadas, inclusive a parte branca, para decorar
Equipamentos:
Palitos (espetinhos) de bambu
Chapa de grelhar
Modo de Preparo
Faça o marinado: em uma vasilha de vidro ou cerâmica, misture bem o óleo, o molho de soja, o alho, o gengibre, o cominho, o açúcar e a pimenta. Adicione os pedaços de frango e misture para que fiquem bem envolvidos no tempero. Cubra com filme plástico e deixe marinar por até 1 hora em temperatura ambiente ou leve à geladeira por 2 horas ou de 1 dia para o outro, virando de vez em quando. Traga à temperatura ambiente 30 minutos antes de grelhar.

Faça o molho: em uma panelinha, coloque todos os ingredientes do molho e misture. Leve ao fogo moderado e deixe ferver, mexendo sempre, por 2 a 3 minutos, até formar um molho cremoso e macio. Remova do fogo e deixe de lado.

Em uma travessa com bastante água, mergulhe os palitos de bambu por 20 a 30 minutos (esse procedimento evita que eles se queimem quando estão assando).  Enquanto isso, com um pincel,  unte com óleo a chapa  de grelhar e leve-a ao fogo moderado.
Montagem: escorra a água dos palitos. Remova os pedaços de frango do marinado e seque-os com papel toalha. Espete uma tira em cada um espeto. Coloque os espetinhos de frango na grelha quente e deixe-os dourar por 3 a 5 minutos de cada lado. Sirva logo acompanhado com o molho.

Reaqueça o molho, se necessário, adicione um pouquinho de leite de coco, caldo de frango ou água quente. Sirva logo com os espetinhos. Decore a gosto com a cebolinha verde.
Rendimento: 16 a 18 espetinhos
Sugestão: Carne de porco, geralmente cortada em cubos, substitui o frango. Pasta de tamarindo e curry podem ser usados no molho.
Dica: Caso você não tenha a pasta de amendoim  (peanut butter) pronta, triture  3 a 4 colheres (sopa) de amendoim com o leite de coco no liquidificador.