Parafraseando o jornalista José C. Monjardim quando disse: “Moqueca só capixaba, o resto é peixada”, o que evidentemente não concordo, posso dizer: frigideira só baiana, o resto é fritada.

frigideira de repolho com coco e bacalahu

Ingredientes
500 g de postas de bacalhau
1 repolho pequeno, sem miolo, cortado em fatias bem finas
⅓ de xícara (75 ml) de azeite
2 cebolas médias cortadas em fatias
2 dentes de alho amassados
4 a 6 cebolinhas verdes, picadas, inclusive a parte branca
1 pimentão vermelho cortado em rodelas finas
½ xícara (125 ml) de leite de coco
4 a 6 colheres (sopa) de coco ralado
½ xícara de folhas de coentro picadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
4 ovos grandes – claras e gemas separadas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Rodelas de cebola e pimentão para decorar
Modo de preparo
Deixe o bacalhau de molho em bastante água, coberto com filme plástico, na geladeira, por 48 horas. Troque de água várias vezes. Escorra o bacalhau, retire as espinhas e depois desfie em lascas finas. Deixe de lado. Unte e polvilhe um refratário de 27,5 x 22,5 cm e deixe também de lado. Preaqueça o forno a 350°F (180°C).
Em uma frigideira grande e funda, sobre fogo moderado, aqueça o azeite, junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até dourar levemente. Acrescente o alho e refogue, mexendo frequentemente até perfumar. Adicione a cebolinha, o pimentão, o bacalhau desfiado e o leite de coco. Cozinhe por 5 a 6 minutos. Junte o repolho e cozinhe com a panela destampada até ficar cozido, mas que ainda esteja meio crocante, al dente. Desligue e junte o coco, o coentro e tempere a gosto com sal e pimenta. Transfira para o refratário preparado. Espalhe formando uma camada uniforme.
Em uma tigela grande, bata as claras com 1 pitada de sal até formar picos moles. Acrescente as gemas, uma a uma, e bata bem. Junte a farinha de trigo e misture delicadamente. Coloque no refratário sobre o repolho, nivele a superfície com uma espátula e, por cima, disponha rodelas de cebola e pimentão. Se desejar, salpique com pimenta-do-reino moída. Leve ao forno e deixe assar por 35 minutos ou até ficar corada. Retire do forno e deixe descansar alguns minutos. Sirva morna ou em temperatura ambiente.
Rendimentos: 6 a 8 porções
Sugestão: Use coco fresco, dá um pouquinho mais de trabalho mas o sabor será especial.
Dica: Se usar coco desidratado, este deve ser sem açúcar.