Esta gelatina é uma sobremesa refinada e deliciosa. A receita é inspirada no Julep, um tipo de bebida longa à base de uísque, limão e folhas de hortelã (menta), que a deixa com um sabor refrescante e perfeito para os dias de verão. O limão glaçado para acompanhar é preferencial, mas não o deixe de fora, você se encantará com o resultado.
Gelatina de hortelã com limão
Ingredientes
Para a gelatina
2 ½ xícaras (325 ml) de água
⅓ de xícara (70 g)  de açúcar
70 – 80 g de folhas de hortelã bem lavadas
2 colheres (chá) (8 g) de gelatina branca, sem sabor
4 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de uísque (veja a dica)
Para as rodelas de limão
½ xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de água
Creme de leite batido a gosto
1 limão cortado em rodelas, sem as sementes
Folhas de hortelã

 

Modo de Preparo
Unte levemente com óleo 4 a 6 tigelinhas, ou uma forma média de silicone ou plástico, e reserve.
Em uma panela média, leve ao fogo moderado a água com o açúcar. Deixe ferver por 2 a 3 minutos, mexendo até o açúcar ficar bem dissolvido. Junte a hortelã e abaixe o fogo; deixe ferver lentamente por 10 minutos. Remova do fogo e coe a calda, esfregando as folhas na peneira, com uma colher de pau ou espátula, até extrair o máximo de líquido possivel; deixe de lado.

Gelatina de hortelã com limão gelatina de hortelã com limão

Coloque ¼  de xícara de água em uma tigela refratária. Polvilhe a gelatina sobre a água e deixe hidratar por 5 a 7 minutos.  Leve a tigela ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até que a gelatina se dissolva completamente.

Gelatina de hortelã com limãogeGelatina de hortelã com limão

 Transfira a mistura de gelatina para a tigela com a calda. Adicione o suco de limão, o uísque e misture bem. Distribua a mistura entre as vasilhas preparadas; cubra com papel alumínio ou filme plástico e leve para gelar por 6 horas ou de 1 dia para o outro.

Gelatina de hortelã com limãoGelatina de hortelã com limão

Gelatina de hortelã com limão Enquanto isso, prepare o limão: em uma panela média, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo moderado, mexendo até dissolver o açúcar. Junte as fatias de limão, abaixe o fogo e cozinhe lentamente até evaporar o líquido. Trasfira as fatias para uma peneira grande ou uma grade e deixe secar bem em lugar fresco e arejado.

Gelatina de hortelã com limão

Desenforme a gelatina: no momento de servir, mergulhe rapidamente o fundo das tigelinhas em água morna. Empurre levemente as beiradas da gelatina com a ponta dos dedos e depois inverta cada tigelinha diretamente no prato de servir. Decore com as rodelas de limão – caso esteja usando – e  as  folhas de hortelã. Sirva com o creme de leite batido.

 

Rendimento:  4 a 6 porções

 

Sugestão: Caso não queira desenformar a gelatina, leve-a para gelar em uma travessa ou assadeira pequena. Corte-a em quadradinhos e sirva sobre uma salada de frutas. As vasilhas devem ser untadas mesmo que não se queira desenformar a gelatina.

 

 
Dica: A maioria dos Juleps são preparados com bourbon – um tipo de uísque. Além do uso com este, já preparei essa gelatina com brandy de pessêgo, conhaque e cachaça;  todas fizeram sucesso.