Refrescante e ao mesmo tempo apimentada. Esta geleia é uma elegante companheira dos queijos, pães e crakers.
geleia de abacaxi com hortelã e pimenta

geleia de abacaxi com hortelã e pimenta                                         foto:Bia Flores

Ingredientes
1 abacaxi grande (800 – 900 g) maduro
2 maçãs verdes (400 – 500 g)
1.5 litros de água
5 – 6 ramos de hortelã frescos
500 g de açúcar
1 – 2 pimentas verdes bem picadinha (uso halapeño)
2 colheres (chá) de óleo de menta (opcional)

 

Modo de preparo

Descasque o abacaxi e pique-o em pedacinhos, inclusive o miolo. Coloque em uma panela grande ou caldeirão com fundo grosso. Corte as maçãs, em quadrados, com a casca e o miolo. Junte com o abacaxi. Adicione a água, os ramos de hortelã e misture. Leve ao fogo moderado e deixe ferver por 1 – 2 minutos. Reduza o fogo, cubra parcialmente e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e deixe amornar.

Enquanto isso, forre uma peneira (ou escorredor) com um pano umedecido e, depois, coloque-a sobre uma tigela grande. Despeje o cozido de frutas sobre esta peneira forrada e esprema, torcendo o pano até extrair o máximo de líquido possível. Você deverá obter um litro de líquido aproximadamente (dependendo da maturidade das frutas).

Limpe a panela e coloque o líquido extraido, o açúcar e a pimenta picadinha. Leve ao fogo moderado e misture até o açúcar dissolver completamente. Aumente o fogo e deixe ferver até atingir o ponto gelatinoso cerca de 20 – 25 minutos. Retire do fogo e deixe repousar por 7 – 10 minutos. Adicione o óleo de menta, caso esteja usando e misture rapidamente. Coloque a geleia em vidros esterelizados, tampe e deixe esfriar completamente. Sirva em temperatura ambiente ou gelada.

geleia de abacaxi com hortelã e pimenta

geleia de abacaxi com hortelã e pimenta                                           foto:Bia Flores

Rendimento: 2 – 2 ½ xícaras

Sugestão para usar a geleia sobre o queijo brie. No momento de servir, esquente o queijo rapidamente no micro-ondas e, em seguida, cubra-o com a geleia e nozes picadas. Sirva-o como entrada ou sobremesa.

Dica: O sabor refrescante do óleo de menta é especial. Você o encontra nos supermercados na sessão de produtos mediterrâneos ou étnicos. Pimenta-dedo-moça, pimenta caiena ou malagueta substitui a pimenta halapeño.