Ingredientes
2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
250 g de linguiça preferencialmente apimentada (uso calabresa)
500 g de peito de peru moído ou bem picadinho
1 cebola (150 g) picada
4 dentes grandes de alho amassados
1 colher (sopa) de cúrcuma (turmeric)
1 colher (sopa) de páprica picante
½ colher (chá) de cominho moído
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras (500 ml) de caldo de frango
2 ½ xícaras de grão de bico cozido al dente e escorrido (veja a dica)
1 pimentão vermelho pequeno, cortado em tiras
1 colher (chá) de molho de pimenta (opcional)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
2 colheres (sopa) de salsinha ou coentro picado
Modo de Preparo
Em uma frigideira grande e funda, aqueça metade do azeite em fogo moderado. Frite a linguiça por  7 minutos ou até dourar por igual,  mexendo de vez em quando. Transfira para uma toalha de papel e deixe escorrer e corte-a em rodelas. Reserve. Na mesma frigideira, refogue o peito de peru moído, mexendo sempre, por 10 minutos ou até a carne começar a grudar no fundo da panela e mudar de cor. Transfira para uma tigela e também reserve.
Reduza a chama, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente o alho, a cúrcuma, o cominho e a páprica;  cozinhe por 1 minuto. Adicione a carne de peru e o suco de limão; misture rapidamente. Acrescente metade do caldo e deixe ferver.
Tampe a panela e deixe cozinhar por 25 minutos ou até a carne ficar macia, mexendo às vezes. Caso o líquido comece a secar, acrescente pequenas quantidades do caldo. Junte o grão de bico, a linguiça cortada, o pimentão e o molho de pimenta, caso esteja usando. Tempere a gosto com o sal e a pimenta moída. Tampe novamente e cozinhe por 7 a 10 minutos até os grãos ficarem macios sem se desmanchar. Se necessário, acrescente mais caldo. Junte a salsinha ou coentro e desligue o fogo. Deixe descansar por alguns minutos.

 

Decore a gosto e sirva ainda quente.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Por uma questão de preferência, eu retiro toda a pele do grão de bico, dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena no resultado. Meu conselho é que faça o mesmo, pois você terá um prato mais leve e uma digestão muito mais fácil.
Dica: Cozinhe o grão de bico de acordo as instruções da embalagem, lembrando que ele deve ficar cozido al dente. Ele pode ser preparado com até três dias de antecedência e guardado na geladeira no próprio líquido em que foi cozido. Momentos antes de preparar a receita, traga-o à temperatura ambiente. Usando grão de bico em lata, lave-o bastante sob água corrente, antes do preparo.