O Lombinho de porco é uma das carnes de que mais gosto. Essa tem um sabor agridoce do qual também gosto muito. Ele é rápido, fácil e tem cara de festa, mas na verdade não precisa de ocasião especial, para ser preparado. Costumo serví-lo com feijão manteiga. Delicioso!
lombinho de porco com tomilho e geleia

lombinho de porco com tomilho e geleia                                                        foto:Bia Flores

Ingredientes
1 peça (700 a 750 g) de lombo de porco (veja a dica)
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de tomilho seco
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
Molho:
½ xícara de geleia de laranja
3 colheres (chá) de molho inglês (uso worcestershire)
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

 

Modo de Preparo

Lave a carne rapidamente sob água corrente e seque com papel toalha. Com uma faca de ponta fina ou com a ponta de um garfo, faça alguns furos rasos na carne; coloque-a em uma tigela ou travessa e deixe de lado.

Em uma tigelinha, coloque o limão, o azeite, o sal e o tomilho. Misture e esfregue na carne apertando com a ponta dos dedos para que fique temperada por igual. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 a 24 horas.

Retire a carne da geladeira e deixe-a voltar à temperatura ambiente. Enquanto isso, preaqueça o forno a 375°F (190°C). Em uma tigelinha, misture a geleia, o molho inglês e o gengibre; deixe de lado. Forre uma assadeira média com um pedaço de papel alumínio com tamanho suficiente para cobrir o lombinho depois de assado; unte o centro do papel e coloque a carne com a parte da gordura virada para baixo. Leve para assar por 20 minutos. Remova a assadeira do forno cuidadosamente (use luvas de proteção), e com um pincel ou colher, bezunte a carne com metade do molho de geleia. Volte com a assadeira ao forno e deixe a carne assar por mais 20 minutos ou até o ponto desejado. Retire do forno e espalhe o restante da geleia. Cubra com o papel alumínio e deixe descansar por 15 minutos antes de servir, inteiro ou em fatias.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: A carne pode ser temperada e levada à geladeira na própria assadeira em que será assada.

lombinho de porco com tomilho e geleia

lombinho de porco com tomilho e geleia                                                      foto:Bia Flores

lombinho de porco com tomilho e geleia

lombinho de porco com tomilho e geleia                                                       foto:Bia Flores

Você poderá fazer variações com os seguintes ingredientes: Alecrim substitui o tomilho. A geleia de laranja pode ser substituída por geleia de damasco, uvas ou morangos (escolha aquelas com pedacinhos da fruta dentro). Conhaque substitui o suco de limão.

Dica: Usei pork tenderloin . Depois que sair do forno, a carne continuará assando enquanto repousa envolvida no papel alumínio. Um termômetro garante um cozimento perfeito. Insira-o na parte mais grossa da carne. 150°F / 65°C, é o ponto ideal para o meu paladar.