Para esta receita, gosto de usar pimenta calabresa em flocos, mas você poderá usar pimentas frescas picadinhas. Nem pense em usar molho de pimenta, pois não terás o mesmo resultado. A cebola é caramelada com balsâmico de boa qualidade e açúcar mascavo, que pode ser substituído por melado de cana. O resto é  pura imaginação e boa vontade.
 
Ingredientes
Para a carne:
1 lombinho de porco com 500 a 600 g
1 limão grande cortado ao meio
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de ervas secas (uso tomilho, alecrim e óregano)
½ colher (chá) de pimenta-do-reino-moída
Pimenta calabresa em flocos, a gosto
Para o molho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 cebolas grandes, cortadas em fatias finas
⅓ de xícara de uva passa
10 – 15 tomates cereja ou 4 tomates médios cortados em fatias grossas
80 a 100 g de queijo feta cortado cortado em cubinhos (opcional)
1 colher (chá) de pimenta calabresa ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída
Modo de Preparo
Carne: limpe o lombinho, retirando o excesso da gordura.  Lave-o rapidamente sob água corrente. Esfregue-o  com o limão e enxugue-o com papel toalha. Coloque os ingredientes restantes em uma tigelinha e misture-os bem até se obter uma pasta. Passe por toda a carne. Deixe-a repousar enquanto você prepara os ingredientes do molho. Preaqueça o forno a 375°F (180°C).
Em um refratário grande – com tamanho suficiente para acomodar o lombinho confortavelmente, coloque os ingredientes do molho e misture bem. Espalhe no refratário, formando uma camada uniforme. Por cima, coloque o lombinho.
Leve para assar por 40 a 45 minutos, até a carne ficar macia e a cebola se caramelizar. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe repousar alguns minutos antes de servir.
Redimento:  6 a 8 porções
Sugestão: Não use assadeira de alumímio para preparar esta receita. Ela conduz mais calor e poderá queimar a cebola antes de que a carne fique assada. Se o molho começar a secar antes da carne atingir o ponto desejado, adicione um pouco de água no fundo do refratário.
Dica: Para testar o cozimento da carne, tire uma fatia para vericar se está assada ou use um termômetro (ele garante um cozimento perfeito). Insira-o na parte mais grossa da carne. 150°F/65°C, é o ponto ideal para o meu paladar.