Para um jantar caprichado e saboroso. Pode até parecer complicada, mas essa receita é fácil, e pode ser preparada antecipadamente. 

Ingredientes:

1 lombo de porco de 500 – 600 g, limpo

Suco de 1 limão

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

½ colher (chá) de pimenta síria moída (opcional, mas fica muito bom)

1 pitada de pimenta calabresa

1 colher (chá) de tomilho fresco picado ou ½ colher (chá) de tomilho seco

Recheio

1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picadinha

1 dente de alho amassado

3 cebolinhas verdes picadas, inclusive a parte branca

300 a 350 g de folhas de espinafre picadinhas

1 pitada de noz-moscada ralada

Sal e pimenta-do-reino moída

4 ovos grandes em temperatura ambiente

⅓ de xícara (30 g) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo /Equipamento: você precisará de uma assadeira média levemente untada. Papel impermeável e papel alumínio, cortados em tamanhos suficientes para embrulhar o lombo recheado, e barbante de culinária.

Carne: coloque o lombo sobre uma tábua. Corte-o no sentido do comprimento, começando do meio para as laterais – como se fosse um livro. Coloque por cima um filme plástico e bata cuidadosamente, com a parte lisa de um batedor, somente até a carne ficar levemente mais baixa.  Tempere-a com o limão, o sal, as pimentas e o tomilho. Cubra-a com o filme plástico e deixe-a de lado repousando enquanto você prepara o recheio.

Recheio: espinafre – em uma frigideira antiaderente média, aqueça 1 colher (sopa) do azeite e refogue a cebola até murchar; adicione o alho e a cebolinha, e refogue ligeiramente. Acrescente o espinafre, a noz-moscada e misture; cozinhe por 3 a 4 minutos, mexendo às vezes. Tempere levemente com o sal e a pimenta-do-reino. Transfira para uma vasilha e deixe de lado. Limpe a frigideira com papel toalha e unte-a com o azeite restante. Deixe de lado.

Omelete: em uma tigela, bata os ovos com um batedor de mão ou garfo, até se desmancharem. Leve a frigideira untada ao forno moderado e deixa-a aquecer. Adicione os ovos batidos e faça movimentos circulares com a frigideira para que eles se espalhem em uma camada uniforme; cozinhe por 1 a 2 minutos e espalhe o espinafre na superfície. Continue cozinhando até a omelete ficar firme e se desprender da frigideira.

Montagem: preaqueça o forno a 375°F (190°C). Retire o filme plástico do lombo temperado e coloque a omelete de espinafre sobre ele; espalhe o queijo ralado sobre a superfície e enrole-o pelo lado mais largo, como um rocambole. Amarre-o com barbante de culinária, deixando um espaço de 2 a 3 cm entre os nós.

Enrole o lombo recheado em papel impermeável e depois em papel alumínio, fechando bem as extremidades. Transfira-o para a assadeira preparada. Leve para assar  por 40 a 45 minutos. Retire do forno e cuidadosamente abra o papel sem removê-lo. Continue assando por mais 20 a 25 minutos, até a carne ficar macia e dourada.

Retire do forno, cubra com o papel e deixe descansar por 30 minutos ou até o momento de servir. Descarte o barbante e sirva morno ou frio, inteiro ou em fatias.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: depois de aberta e temperada, a carne pode ser guardada coberta, na geladeira, por 4 horas ou de um dia para o outro. O lombo assado, pode ser guardado, embrulhado no papel,  por até dois dias na geladeira. O uso do papel impermeável é importante para manter a umidade da carne enquanto esta estiver  assando. Usei pork tenderloin.